Como funciona um motor turbo?

Olá pessoal,

Hoje vamos falar um pouquinho sobre os motores turbo, comparar com o motor aspirado e falar sobre as modificações necessárias para ter um motor turbinado que não quebre em 10.000km.

Para inicio de conversa, vamos entender um pouco como funciona um motor logo no momento da partida. O motor de arranque (que é um motor elétrico) é acionado e faz o motor do carro girar, a “pancada” que o motor de arranque dá no motor a combustão tem que ser forte o suficiente para que o motor do carro gire a numa faixa de 800 a 1000rpm, essa é a velocidade angular para que o motor mantenha seu funcionamento estável, para que quando os cilindros desçam, eles tenham força suficiente para que quando as válvulas de admissão se abrirem o motor possa aspirar o ar que vem da atmosfera para dentro do cilindro.

Esse é o principio de funcionamento de um motor aspirado, muitas pessoas acham que o motor aspirado também é um motor modificado, já ouvi vários amigos me perguntando coisas do tipo: “Rafael, como eu faço para aspirar o meu motor?” eu sempre dizia coisas do tipo: “olha cara, aqui do lado da minha casa tem um lava rápido, os caras cobram 12 reais para dar uma geral, lavam, aspiram o interior… agora aspirar motor eu nunca vi…” em fim… Motor aspirado é simplesmente aquele motor que não tem turbo.

Motores turbo são motores que utilizam uma ingestão forçada de ar , mas como isso funciona a final?

Nossa viagem começa no escape do motor, os gases que saem e seriam jogados na atmosfera são redirecionados para a turbina, ela aproveita a energia cinética que esses gases ainda possuem e fazem a turbina girar

Turbina com compressor acoplado ao lado

A turbina por sua vez, faz girar um compressor de ar, esse compressor é responsável por enviar uma massa muito maior de ar ao coletor de admissão, gerando um aumento bastante significativo da pressão do ar dentro da câmara de explosão, o que se traduz em potência.

Mas o leitor precisa tomar cuidado ao turbinar seu carro, muitos mecânicos colocam o turbo no carro sem fazer modificações no motor, em baixas pressões (0.3Bar para motores a gasolina e 0.5Bar para motores a álcool) isso não é um problema tão gritante, mas quando a pressão passa disso, é necessário colocar peças em aço forjado (pistões, coletor…) para que o motor aguente o tranco.

Na imagem acima, o compressor está colocado logo do outro lado da turbina.

Depois de sair do compressor o ar passa por um intercooler, esse é responsável por resfriar o mesmo, a motivação desse processo é a seguinte: uma vez que o ar está a uma pressão, a equação dos gases (lembram do velho PV = nRT? rsrs) nos diz que se o gás está com em um mesmo volume, com a mesma pressão, e a temperatura abaixa, obviamente a massa de ar terá que aumentar, já que o R da equação é uma constante, na prática isso faz o motor admitir uma massa ainda maior de ar, ou seja, alem da pressão, o motor vai admitir mais ar (em termos de massa) o que também é significativamente importante para o aumento da potência.

Intercooler

Abaixo vou por mais uma foto um video que ilustram bem o circuito que falei até agora.

O turbo deve ser regulado, pois a turbina precisa de certo regime de trabalho do motor para que ela possa de fato começar girar e fazer com que o compressor funcione, também conhecido como “turbo lag”, isso também seria facilmente solucionado se a turbina fosse regulada de tal forma para começar a fazer o compressor girar assim que o motor começasse a girar, isso é, colocar uma polia de redução tal que a 1000rpm a turbina gire suficientemente para girar o compressor, mas isso também gera outro problema, uma vez que a turbina recebe uma rotação alta logo no inicio da faixa de giro do motor, assim que o motor atingisse uma rotação tal como 3000 ou 4000rpm a pressão será tal que ele literalmente vai explodir.

Existem algumas formas de se resolver o problema do turbo lag, ao invés de usarmos uma turbina acoplada ao compressor, podemos usar um compressor mecânico, que é preso diretamente ao motor,  alem de isso acabar com o turbo lag, podemos usar um regime de polias do motor para o compressor tal que limite a rotação do compressor, limitando assim a pressão.

Compressor mecânico

Outra solução para limitar a pressão, é o uso da válvula de alívio ou wastegate, que joga para fora uma massa de ar quando o mesmo chega a uma certa pressão, outra válvula usada é aquela famosa que faz o carro dar o “espirro” conhecida como válvula de prioridade. Essas válvulas podem ser usadas tanto no sistema de turbina, quanto no compressor mecânico. Nos carros que vem com o turbo de fábrica, a válvula pode ser comandada pela injeção eletrônica (overbooster).

Valvula de Prioridade

Outro tipo de turbo é o turbo de geometria variável. Esse tipo de turbo tem palhetas no interior da turbina que variam seu ângulo e por decorrência disso, a área do interior da turbina. Se a rotação é baixa, as paletas se fecham e a velocidade do ar aumenta consideravelmente (segundo a equação de Bernoulli) e faz com que a turbina gire em alta velocidade mesmo com o motor em baixa rotação. Caso a rotação do motor já seja considerável, as palhetas se abrem e a turbina volta a ter a sua área original. Para o leitor ter uma idéia, veja o vídeo abaixo:

Bom pessoal,

Esse foi o post sobre turbo, espero que tenham gostado.

Um abraço a todos,

Rafael Basilio

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    • Hilton 9
    • 19 março, 2011

    Acho que até agora foi seu melho tópico do blog. Mas uma dúvida que ainda tenho. Vcê falou da pressão necessária em carros movido a gasolina (0.3) e álcool (0.5). Mas em carros do tipo Flex? Meu amigo que tem um Palio 1.8R Turbo (creio que você o conhece.Rssrsrsr) disse que ele teve que optar por um tipo de combustível. Isso é sempre necessário ou não?

    • Sim, nos carros a álcool a pressão pode ser um pouco maior devido ao fato do álcool suportar uma compressão maior do que a gasolina, então 0.5 acaba sendo uma pressão alta para se trabalhar com gasolina, se você opta por essa pressão, o seu carro flex acaba virando um carro a alcool.

      Aproveitando a pergunta do Hilton, teoricamente seria impossivel de ter gasolina e álcool num mesmo tanque, visto que a taxa de compressão máxima da gasolina é 11:1 já a do álcool pode chegar a 13:1, se um carro a álcool por exemplo for alimentado com gasolina, devido a alta taxa de compressão, o combustivel ia entrar em combustão espontânea e prejudicar a potência. A solução tecnológica para possibilitar o uso de álcool e gasolina no mesmo motor foi o uso de sensores Piezzo-elétricos, que fazem uma leitura da pressão na camara, detecta a detonação antecipada do combustível e regulam o tempo ta centelha produzida pela vela alterando assim o tempo de ignição, por isso que você pode não só usar gasolina ou álcool, mas também pode misturá-los em qualquer proporção.

    • ANTONIO
    • 26 junho, 2011

    O FATO DE POR DUAS TURBINAS UMA NA ENTRADA E OUTRA NA SAIDA DA TUBAGEM DO ESCAPAMENTO AJUDANDO A SAIDA DO AR DO PISTÃO IRIA AUMENTAR A FORÇA DO MOTOR SEM PREJUDICAR O MOTOR.

    • Luan R. Beerli
    • 27 junho, 2011

    Primeiramente meus parabens por esse post, Rafael .. tenhu um fiat 147 ano 77 motor 1.0 sou meio leigo quando o assunto é mecânica .. mais pesquisando achei um sistema que me chamou muita atenção. … é uma turbina elétrica.. inves de usar a saida de scape para move-la … esse sistema usa a bateria do carro. .. junto lógico de um dispositivo no qual almenta a rotação conforme pisa no acelerador … sera um novo sistema de turbo? fiquei muito intereçado.. queria almentar poca coisa a potencia do meu 1.0… o que eu queria mesmo era poder botar a valvula de prioridade e fazer espirrar…. tens um contato no qual poderiamos falar melhor sobre esse assunto … espero que vc coloque um post sobre essi dispositivo… ou entre em contato cmg que te passo alguns links onde eu vi esse tal de Turbo Eletrico …

    • Luan,

      por algum acaso esse sistema elétrico que você ouviu falar é o KERS?
      se for, o KERS é muito mais caro que um turbo comum, e só funciona por um tempo limitado até descarregar, quero deixar bem claro que o KERS é um dispositivo que reaproveita energia cinética e nada tem a ver com um turbo.

      eu posso até escrever um post sobre ele se você quiser.

      caso não estejamos falando do KERS, não conheço nenhum outro sistema elétrico que aumente a potência.

      obrigado por aparecer aqui no blog,

      um abraço,

      Rafael

    • Revelino
    • 28 junho, 2011

    Tenho uma duvida malta.
    Meu carro esta com o turbo avariado. Tenho neste momento dificuldades de arranjar outro. O meu mecanico diz que consegue por o carro a funcionar sem o turbo, isso não projudicará a saude do motor?

    • Olá Revelino,

      De maneira alguma isso irá prejudicar o motor, o carro pode funcionar sem o turbo, como era antes de você instalar.
      pode detalhar exatamente o que o seu mecânico pretende fazer?

      um abraço,

      Rafael

    • Luan
    • 29 junho, 2011

    Rafael ..

    acho que nao estamos falando do KERS .. mando 2 links … vc vai entende melhor
    e quem saiba nasce ai um estudo para vc =p mande seu msn pelo meu e-mail … e post o que vc acha desse sistema

    estou mto afim de bola algo parecido para meu 147 =p

    • Parabens Luan,

      De fato eu não conhecia esse sistema… mas vale lembrar que ele não chega nem perto de um turbo…. no vídeo ele diz que são 5 PSI o que daria 0,3Bar que é uma pressão considerável, porém, logo depois ele diz que o sistema não trabalha pressurizado, pelo que eu intendi, isso quer dizer que você só terá algum ganho quando estiver em Flat (pé embaixo), e ainda sim… eu duvido que esse ganho seja de 20%.

      vale lembrar que não é só aumentar o fluxo de ar que vai para a câmara, mas e necessário que haja um remapeamento da injeção para que também se injete mais combustível.

      agora nas ferias eu vou procurar pesquisar sobre esse sistema… apesar de não ter um ganho alto de performance, eu estive pesquisando e realmente ele é muito mais barato que o turbo.

      muito obrigado pela novidade (pelo menos para mim), seja sempre bem-vindo aqui.

      um abraço,

      Rafael

    • Luan
    • 29 junho, 2011

    achei muto interessante tbm fiquei 1 dia inteiro pesquisando sobra turbos supercharges para me apronfunda mais .. vou tenta bolar algo no meu 147 o problema e achar uma turbina dessas a 12v e que seja forte … ja tocando no assunto .. ja vice aqueli modelo do audi a3 Komprensor? acho que tem as mercedez tbm .. sera que pode ser um sistema desses? ou nao. ..

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186169155-turbo-eletrico-turbina-embutido-filtro-de-ar-maior-potncia-_JM

    da uma olhada .. seria simples

    • Sim, eu também tinha visto esses pelo mercado livre, por isso duvidei da performance.

      acontece que o que joga o ar para dentro do motor não é a turbina, mas sim o compressor, o eixo da turbina é solidário ao do compressor, e ele sim comprime o ar e assim aumenta a pressão na câmara.

      A Mercedes de fato possui carros com “Kompressor”, o C200 por exemplo é um deles, eles utilizam compressores mecânicos iguais aos que eu citei acima no post, quanto ao fato do Audi A3 Kompressor, até onde eu sei a Audi não tem esse modelo,mas de fato, no youtube existem videos de pessoas que instalam o compressor volumétrico no carro.

    • Luan
    • 29 junho, 2011

    so mais uma ajuda … no primeiro video que postei oq seria aquela ventoinha de ar? pelo que tu ve no video pode-se encontrar a onde ? pareci ser um peca tirada de outro lugar .. algo como o motorzinhu do ar interno do carro algo assim … me da uma luz de onde posso encontrar algo parecido com isso ali … se for alguma bomba de ar seria facil pegar no ferro velho …

  1. Nada mais e do que uma ventoinha com o formato de turbina, como essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185865027-turbo-eletrico-filtro-ar-100w-motocicletas-mais-potncia–_JM

    quanto ao fato das perguntas, não tem problema nenhum, pode fazer quantas você quiser… eu não me incomodo de responder, o que pode acontecer é eu demorar um pouco por causa da faculdade, mas dentro do meu conhecimentos, se eu puder ajudar, eu vou ajudar, estou aqui para isso.

    muita coisa eu ainda desconheço, como esses sistema que você trouxe, mas isso e bom porque eu também vou aprendendo.

    um abraço,

    Rafael

    • Fábio P
    • 8 julho, 2011

    Boas
    Tenho um austin mini 1275cc achas que o motor aguenta 350/400cv?

    • Fábio,

      Isso vai depender muito da preparação que você vai fazer… se for motor original não.

      um abraço,

      Rafael

    • Regis
    • 6 novembro, 2011

    olá Rafael 1º é um prazer está dialogano com vç,
    estou com um problema em uma Ranger motor eletronico pawer strock 3.0,
    o turbo do qual marca a pressão no painel do carro não está abrindo
    o carro está sem força e o meu mecanico está com dificuldades de achar o problema,
    pode ser o turbo compressor com problema? alias essas ranger eletronica é um problema..rsrs
    mais em fim pelo seu profundo conhecimento ok devo fazer?
    o turbo que marca no painel do veiculo antes marcava a pressão total
    agora só marca um estagio de pressão resumindo o turbo sem pressão
    o carro é 2008
    fico no aguardo da sua ajuda.

    • Regis,

      Provavelmente é um vazamento, dê uma olhada em todas as mangueiras do circuito, vá desconectando e recolocando uma a uma e veja se alguma delas está furada ou rasgada.
      muito obrigado por vir aqui no blog,

      Um abraço,

      Rafael

    • Felipe Miganni
    • 13 fevereiro, 2012

    ola… quero turbinar minha pick up corsa 1.6(gasolina)… me disseram que vou ter que usar alcool ao invez de gasolina, pq ela esquentaria mto o motor… é verdade ?

    desde ja obrigado

    • antonio
    • 20 março, 2012

    olá Rafael me tira uma duvida tenho um escort 91 motor cht 1.6 78cv a gasolina estou querendo colocar um compressor mecânico no caso o supercharger m24 do fiesta queria ter pelo menos uns 110 cv liquidos é possivel conseguir esse valor. o cht aguentaria essa potencia

    • Antonio,

      Eu acho que é bem possivel chegar a esse valor, mas o problema não é diretamente a potência e sim a pressão dentro da camara… eu recomendo fortemente que você faça a devida preparação no motor, até porque ele é 1991 e ja deve estar bastante rodado, o que é mais um facilitador de quebra.

      Espero ter ajudado,

      um abraço,

      Rafael Basilio

    • douglas a. dos santos
    • 21 março, 2012

    ola tenho um gol 2001 1.0 16v turbinado de fabrica estou s/ condições de comprar uma turbina nova pos a minha ñ ten concerto segundo o mecanico ;ele me informou que pode fazer o carro deixar de ser turbinado isso é possivél s/ alterar ou danificar o motor ja que ele é de fabrica ? por favor me ajude

    • Douglas,

      É possivel retirar o turbo sim, mas não é muito recomendável.
      Vale a pena lembrar que as linhas de pressão de combustivel e o módulo foram dimensionados para uma sobrealimentação de ar.
      Mas que é possivel, é.

      um abraço,

      Rafael Basilio

    • Gabriel
    • 3 abril, 2012

    E aí Rafa, tudo na paz ?
    É possível botar apenas uma válvula de prioridade “espirro” no carro sem ter o turbo ? muita gente ta falando que da sim, mas tenho essa dúvida, não estou achando em nenhum lugar, a pergunta é boba mas é só pra tirar essa dúvida mesmo. O Blog ta fera d+. Abraço

    • Gabriel,

      A valvula é um sistema de segurança da turbina. O espirro se dá devido a um aumento de pressão… colocar uma valvula de alivio sem a turbina não tem muito sentido ainda mais só para ter o tal espirro, você precisaria de uma adaptação de um elemento que gere a mesma pressão da turbina.

      um abraço,

      Rafael

      • william
      • 25 janeiro, 2013

      cara su pergunta tbm é a minha..não existe pergunta boba…eu por exemplo queria turbinar meu palio fire 1.4 com uns 0,4 bar..mas vai ficar carro…kit turbo, remapeamento de injeção, pistão e biela forjados, itnercooler (tem que fazer o negocio bem feito né?)…agora tbm queria saber se tem como colocar so a valvula no motor sem turbo..eu queria colocar a valvula bov da hks ssqv..será que da?

      • William,

        A válvula funciona jogando fora uma sobrepressão que iria para o motor, não faz sentido por só a válvula pois na ausência dessa pressão extra, ela estando lá ou não, não vai fazer diferença alguma.

        um abraço,

        Rafael

  2. quero turbinar meu fiésta 1.0 2004 …
    por onde comeso?

    • Cara,

      procure na sua cidade por profissionais sérios, provavelmente tem algum fórum por ai do Fiesta, converse com proprietários, esse tipo de trabalho tem que ser executado por profissionais.

      um abraço,

      Rafael

    • Derik
    • 18 julho, 2012

    Rafael, boa tarde.
    Primeiramente quero parabenizar pelo ótimo post e explicação.

    Possuo um voyage 2011 1.6 flex. Quais as modificações necessárias que preciso fazer para colocar turbo nele? Qual a quantidade de turbo (não sei se é assim que se fala) que ficaria bom pra ele? Quero algo bem suave, mas que quando eu precisar de mais potência eu tenho entende?

    Obrigado.

    • Obrigado Derik,

      As modificações dependem de quanta pressão você vai colocar, com uma pressão baixa (falo algo em torno de 0.5 bar) alguns motores não precisam se modificados, de qualquer forma você vai precisar de um novo coletor de escape. Mas como eu disse antes, procure algum fórum relacionado ao seu carro e principalmente um profissional especializado na sua cidade, ele vai por seu carro em um dinamômetro, vai analisar o seu motor e no final vai dizer qual foi o seu ganho em potência.

      um abraço,

      Rafael

    • rubens
    • 2 setembro, 2012

    ola rafael queria saber se posso por uma turbina n meu motor 1.o8v de motor ap soq meu motor e original mas fiz o motor ja tem 5 meses fis ele inteiro

    • Rubens,

      Você pode por um turbo em qualquer motor, mas é indispensável que haja uma preparação.

      um abraço,

      Rafael

    • jonatan andre
    • 10 setembro, 2012

    ola rafael , tenho uma saveiro summer g3, e tenho a intenção depor um turbo nela , .48 , so que assim , gostaria que ela nao desse aquele espirro , pois e um chama guincho , pois aqui no sul nao regularizanse mais turbos ;minha duvida e seguinte , tem como eu turbinar e deixar sem a valvula de prioridade ? que e pelo que eu entendi a responsavel pelo´famoso ´´espirro´´;

    abraço ;

    jonatan

    • Jonatan,

      O espirro é facilmente “removível”, basta que você escolha a válvula correta.

      um abraço,

      Rafael

        • marcos
        • 4 outubro, 2012

        boa noite rafael ,eu estava procurando uma maneira de entender por que o meu mecanico falou por que eu nao poderia colocar gasolina no meu carro turbinado,o meu carro e 1.0 flex ,se cv puder me dar essa resposta vou ficar muito grato

      • Marcos,

        O motor Flex trabalha com uma taxa de compressão variável, por isso é possível colocar álcool ou gasolina em qualquer proporção. Quem faz a “leitura” da proporção entre álcool e gasolina que entra no cilindro é um sensor piezoelétrico, ou seja, um sensor capaz de produzir eletricidade quando sujeito a um esforço mecânico, ele é o responsável por garantir que não haja detonação precoce da gasolina ou que o álcool não trabalhe numa taxa de compressão baixa. O que aconteceu é que provavelmente quando seu mecânico preparou o seu motor ele pode ter substituído o módulo da injeção eletrônica por um que ele considera melhor porém que não possui a capacidade de trabalhar com motores Flex e por tanto não realiza a leitura desse sensor, logo o módulo teria que ser configurado para um combustível só e ele escolheu o álcool, uma escolha feliz pois o álcool naturalmente proporciona uma queima melhor do que a gasolina (entenda melhor como menos econômica porém liberando mais potência).

        espero ter esclarecido,

        Um abraço,

        Rafael

  3. ok , NO CASO ENTÃO DEVEMOS SOMENTE ADEQUAR A VALVULA ,

    OBRIGADO PELA AJUDA RAFAEL

    JONATAN

    • victor
    • 16 outubro, 2012

    Boa tarde. Gostaria de saber se realmente seria melhor fazer uma preparação basica em um carro gasolina e transferi-lo para alcool do que ja pegar alcool original..pq falam que os pistões a gasolina suportam um pouco mais de pressão, é isso mesmo? obrigado!

    • Victor,

      eu diria que é melhor você comprar um carro a álcool, pelo seguinte motivo, os dois combustíveis trabalham com taxas de compressão diferentes, no caso, o álcool trabalha com uma taxa de compressão bem mais alta do que a da gasolina, o que é um facilitador na hora de ganhar potência, tente reparar no seguinte, se você pegar um carro flex (que trabalha numa taxa de compressão que é o meio termo entre o ideal para o álcool e para a gasolina) e pegar o mesmo carro com o motor a álcool, o mesmo carro com o motor a álcool vai ser mais potente, muito provavelmente.

      quanto ao fato de suportar mais pressão, isso é relativo, depende da preparação que você vai fazer.

      espero ter ajudado,
      um abraço,

      Rafael

    • Marcao
    • 25 outubro, 2012

    Oque tenho que fazer para turbinar meu palio 1.0 8v ? qual sera mais ou menos a vida util do motor com 0.5 de pres abraco

    • Marcos,

      para turbinar o motor é altamente recomendável que você troque os pistões, bielas e etc.. Além de instalar o turbo em si, o que vai demandar um novo coletor de escape… a vida útil do motor vai ser a mesma, ou maior… depende muito do seu pé também.

      um abraço,

      Rafael

    • dilson
    • 26 outubro, 2012

    ola rafael tenho un gol 1.0 16v de fabrica minha turbina esta jogando oléo p/ descarga estou s/ condiçoes de comprar uma outra turbina ten como desfazer deixar o carro deixar de ser turbo s/prejudicar o motor ja que ele é de fabrica? me ajude desde ja te agradeço.

    • Dilson,

      você vai ter que levar o carro em algum mecânico especializado para fazer o bypass, mas é possivel sim.

      abraço

    • dilson
    • 1 novembro, 2012

    valeu mt obrigado pela dica fc c/ deus.

    • dilson
    • 1 novembro, 2012

    rafael desculpa te encomodar mas uma vez mas oque seria o mecanico fazer o bypass ? por a caso seria trocar coletor e cano de descarga me ajuda ae mas uma ves e te agradeço e te parabenizo pelo exelente trabalho que vc faz obrigado.

    • Exatamente,
      Fazer o bypass seria simplesmente retirar o sistema turbo e fazer o motor trabalhar como um aspirado.

      um abraço e obrigado por vir ao blog

    • dilson
    • 4 novembro, 2012

    po valeu mesmo esta dica me ajudou mt mesmo obrigado e fc c/ deus .

      • marcello
      • 11 novembro, 2012

      Olá tenho um gol 16v turbo, o mesmo esta fumando muito e jogando óleo pelo escape, troquei a turbina por outra de desmanche e o problema continua, quis fazer um teste na turbina e ligado as mangueiras de óleo, tem uma junta ali, fiz outra junta de chapa tampando a passagem do óleo a mesma e a fumaça e óleo continua saído pelo escape, pode me ajudar? Vlw

        • marcello
        • 11 novembro, 2012

        Como seria feito este bypass passo a passo se posivel. Obrigado

      • Marcello,

        Não compreendi muito bem o tipo de teste que você fez, mas você tem como garantir que a junta está vedando bem?

        abraço,

        Rafael

    • douglas
    • 12 novembro, 2012

    falae rafael bom dia meu gol é 2001 turbo de fabrica a turbina estar jogando oleo p/ o escapamento gostaria de saber se para comprar outra turbina precizo de mudar alguma coiza tipo pressão da turbina ou é so pedir uma p/ gol turbo 2001 de fabrica? outra duvida andar muito no gaz danifica a turbina ? desde ja obrigado e bom dia .

    • Douglas,

      Você pode sim chegar na loja e pedir uma turbina para o seu carro já que é original de fábrica, o sistema vai pernanecer inalterado, você pode conferir se as duas turbinas sao iguais olhando um número chamado de relação A/R (Area / Raio) que vem gravado na turbina, o número A/R tem que ser igual.

      Quanto ao gás, teoricamente não tem problema nenhum visto que o combustível não se mistura com o ar na turbina, logo o tipo de combustível que você vai usar no motor é indiferente para a turbina.

      um abraço,

      Rafael

    • dilson
    • 12 novembro, 2012

    falae rafael a turbina do meu gol estar jogando oleo mas o carro estar foncionando norma e só fumassa muito quando passo p/ gasolina gostaria de saber se andar com o carro jogando oleo p/ o escapamento pode danificar o carro ou posso ficar apé derrepente? bom dia e obrigado.

    • Dilson,

      De fato isso é um problema sério, esse vazamento vai gerar uma deficiencia de lubrificação e inevitavelmente uma quebra, leve o carro a um profissional urgente.

      abraço,

      Rafael

    • santos
    • 23 novembro, 2012

    bom dia rafael estava andando com o carro e estortou um cano que encaixa na bomba de oleo meu carro é um gol turbo de fabrica 2001 gostaria de saber se p/ trocar este tubo preciza tirar a bomba dagua ?desde de ja te agradeço e que deus continue te abençoando valeu.

    • santos
    • 23 novembro, 2012

    rafaél a pergunta de cima eu errei naõ é a bomba de oléo e sim a bomba de agua gostaria de saber se preciza tirar a bomba dagua p/ trocar o cano que encaixa atraz déla gol 16v turbo de fabrica obrigado

    • Dilson,

      Não sei te responder, só vendo realmente o que aconteceu.

      um abraço,

      Rafael

    • Nestor
    • 3 dezembro, 2012

    Rafael , tenho uma parati 16 v turbo, da mesma foi removido todo o kit turbo e instalado um cabeçote 8v power pois o 16 não foi encotrado para repor. Os a parte de força:bielas pistões todos foram mantidos do carro turbo.Agora estou em mãos com um kit turbo para cabeçote power, o sistema de injeção permanece sendo o antigo . Terei problemas com a alimentação de combustivel desse carro ou vai se manter da msm forma ?

    • Sapo Locutor
    • 10 janeiro, 2013

    Espetacular, enfim, alguém que não enrola e responde. Tenho um Passat Alemão 1.8t de fábrica. Mesmo motor do audi a3. Peguei um A3 de um amigo durante um mês. Dúvidas. O A3, fazia média de 9 km na estrada, enquanto o passat faz 12km. O audi é automático, o passat manual. O que me deixou intrigado: é só começar a acelerar o audi e já se ouve a turbina assobiando. No passat não é assim.aliás, nunca ouço. Será que há algum problemaproblemaproblemaproblemaproblema? Detalhe: o passat tem válvula de alívio, mas só dá um barulho pequeno quando

      • Sapo Locutor
      • 11 janeiro, 2013

      Desculpe, meu celular embolou o texto hehe, eu dizia que no passat só se ouve um barulho na válvula de alívio quando desacelera. O que pode haver? Ahh, descobri que no carro automático não dá pra usar a válvula de alívio….

      • Sem problemas,

        Vamos por partes: quanto ao consumo, normalmente os carros automáticos tendem a beber um pouco mais devido algumas políticas de eletrônica que o sistema da caixa tem, para deixar o sistema mais “esperto”.

        Quanto ao fato do Passat não apresentar esse barulho da turbina soprando, isso pode se dar por dois motivos:

        1) A pressão utilizada nos dois motores é a mesma? eu sinceramente não sei…

        2) Vale a pena lembrar que os dois carros apesar de com motores iguais são vendidos para públicos diferentes, o Audi tende a ser um modelo mais esportivo enquanto que o Passat é um carro de luxo, a ausência desse barulho na turbina pode simplesmente ter sido uma providência que a VW tomou para não desagradar o público alvo que vai comprar o carro.

        Resumindo, não posso dar um diagnóstico sobre o funcionamento da turbina sem ver, mas aparentemente ela está funcionando normalmente sim, o fato de ela fazer ou não barulho não quer dizer que ela não esta funcionando corretamente.

        Dúvidas sanadas?

        um abraço,

        Rafael Basilio

    • santos
    • 13 janeiro, 2013

    po rafael bon dia estou ja un bão tempo c/ um poblema na turbina do meu gol v. de fabrica éla começou dando passagen de oléo p/ borboleta e queimando c/ o tempo a fumassa foi cada vez mas almentando e agóra o carro eta carbonizando muito as vela carro esta c/ um pouco de dificuldade p/ pégar as vezes naõ dizinvolve ben e trabalhando como sse tivesse foncionando en tre cilindro não sei mas oque fazer cera que é a turbina que esta fasendo o carro trabalhar assin e carbonizando as velas devido a passagen de oleo do defeito da turbina?
    por favor me ajude desde ja obrigado e bom dia.

    • dayvis
    • 18 janeiro, 2013

    Oque é preciso pra eu montar um motor turbo 1.8 a gasolina ( a injeção)? Bom dia.

    • Dayvis,

      O sistema é composto pelos itens que eu citei acima, o mais importante é um bom preparador, turbo alimentar um motor não é uma tarefa simples assim como o motor, a turbina também tem um mapa de eficiência, esse mapa tem que ser “casado” com o mapa do seu motor, as turbinas também possuem uma propriedade chamada relação A/R que é uma relação entre a área e o raio da turbina que é importante para prever o comportamento da turbina durante a faixa de rotações do motor.

      um abraço,

      Rafael

    • vandson
    • 18 janeiro, 2013

    tenho uma parati mil 16v turbo ela esta vazando oleo pela valvula de prioridade
    o vasamento nao é muito mais como o certo nao é vazar o que eu faço?

    • Vandson,

      como eu já disse algumas vezes aqui, eu não posso dar um diagnóstico sem ver realmente o que está acontecendo, é sempre recomendável que você procure um mecânico que poderá ver o que está acontecendo, um vazamento de óleo e um problema sério.

      um abraço,

      Rafael

    • william
    • 25 janeiro, 2013

    rafael como vai , blz cara? primeiramente parabéns por seu blog.

    cara é seguinte..eu tenho um pálio atractive 2011/2011, 1.4 8v fire..ando pouquíssimo nele..inteirou agora 16000 km, sou bem chato com relação a cuidado…revisões em dia (geralmente por tempo por que pela kilometragem nao da, rsrs) , ando macio, posso te afirmar que dificilmente faço as trocas de marcha acima de 2 ou 2,5 mil rpm, combustivel so uso gasolina v.power.posso estar sendo zeloso de mais, más fazer o que né? é um vício! . pois bem…é um carro para o final de semana e olhe la, geralmente uso mais a moto, gosto muito de carro preparados e sempre quis um turbo, não igual alguns absurdos ai que fazem um carro 1.6 1.8 2.0 chegar a 500 cv, quero algo para andar dentro da cidade, deixar o carro esperto, digamos que para o dia a dia, meu carro tem 86 cv..queria algo em torno de 110 cv e pensei em algo como 0,3 .. 0,4 bar, mas queria fazer um negocio bacana, pra nao ficar com receio de andar, com medo do carro estragar..ai pensei..poh vou ter que colocar pistões e bielas forjados, reprogramar a injeção, colocar um intercooler, refazer o escapamento, sem contar que nao sei se embreagem pode precisar trocar. queria sua opinião cara, com essa pressão desejada..seria necessário fazer todas essas alterações? se não todas, qual você me recomendaria fazer? por mais que seja pouca pressão..se eu apenas colocar o kit e reprogramar a injeção eu vou sempre ficar com a pulga a traz da orelha com medo de alguma coisa desandar. aguardo resposta..vlw

    • William,

      Você está absolutamente certo em ter cuidado com o seu carro, 0.3 bar é uma pressão relativamente baixa, não creio que seja preciso forjar pistões e bielas no seu caso, mas é indispensável acertar isso com o seu preparador, afinal, é ele quem vai te dar a garantia de que o motor não vai quebrar.

      Quanto ao ganho de potência, isso varia muito de motor para motor, (inclusive depende também da eficiência do coletor de admissão pois a perda de carga do escoamento aumenta muito com o aumento do número de Reynolds), só alguém que faz isso todos os dias teria um feeling pra te passar, eu chutaria algo em torno de 30 cavalos ou um pouco mais que isso.

      Dúvidas sanadas? caso não, pode voltar a perguntar… Agora eu acho que se você anda por volta dos 2000 a 2500 RPM (o que é uma boa faixa de trabalho para o motor, geralmente as curvas de consumo específico menor estão nessa área), você tem que ver se vale a pena turbinar o motor pois existe sempre uma faixa de rotação que a turbina ainda não venceu a inércia do motor (turbolag) e o turbo não é efetivo, provavelmente andando nessa faixa de rotação você vai exigir pouquíssimo do turbo.

      um grande abraço,

      Rafael

        • william
        • 25 janeiro, 2013

        ohh rafael..muito obriga..eu entendi cara….com relação a faixa de de rotação que imprimo no meu motor..eu entendo que tem que se dar um determinado giro no motor para que a turbina faça o seu trabalho…em baixas rotações ela..digamos não enche….hoje fiu na loja orçamentar o turbo o mecanico me disse que tudo ficaria 4500 reais….ja com o aparelho para reprogramar a injeção, o escapamento até a ponteira e tudo mais, ele me disse que fiacria bom 0,4 bar, e que realmente nao teria necessidade de intercooler e peças forjadas..e tbm segundo ele o motor passaria dos 86 cavalos para algo como 130 cv…vai ficar bacana…cara obrigado pela atenção e parabens por sua iniciativa!

    • Weverton
    • 25 janeiro, 2013

    Bom Dia ! Queria saber quantos cavalo eu ganharia turbinando um palio 1.0 economy fire flex 8v 2010 , 75 Cv original com 0.5 de pressão ? Muito obrigado , e parabéns pelo blog

    • Weverton,

      Como eu disse ao William, é meio difícil prever isso com exatidão, mas creio que algo em torno dos mesmo 30 cavalos que ele, não mais do que isso pelo fato do seu motor ser menor.

      um abraço,

      Rafael

  4. Blz Rafael? Tenho um celta 2012 basicao.Achei um kit turbo por uns 1850 reais.Gostaria de aumentar em uns 30 cv a potencia.
    Seria possivel manter a injeçao original do carro usando apenas 0,4 ou0,5 de pressao. Por ser um carro flex ,so seria possivel usar o acool ou teria que se fazer uma mudança real do dispositivo?

    • Grégory
    • 3 fevereiro, 2013

    Eai Rafael, tenho um clio 1.0 8v e gostaria que o carro tivesse potencia nas ultrapassagens, retomadas, etc. de 80km a 110km o carro demora uma eternidade, mas aqui na minha cidade não tem ninguem especializado em carros turbos, daria pra mim mesmo botar o turbo? O que seria melhor eu fazer?

    • Grecory,

      Impossível você por um turbo em casa, isso demanda equipamentos como por exemplo um dinamômetro para medir os ganhos, além do fato de que uma turbina, assim como um motor, possui um mapa de funcionamento que mostra as rotações em que ela é mais eficiente, e uma relação A/R, tem que haver o casamento dos mapas de motor e turbina e isso uma pessoa comum não tem condições de fazer…

      um abraço,

      Rafael

    • João
    • 21 fevereiro, 2013

    Tem como eu deixar um carro bi-turbo? ou seja com 2 turbos, isso é possivel?

    • João,

      É possível sim, inclusive isso é feito em alguns carros famosos por ai (caso do Nissan GT-R por exemplo), o sistema bi-turbo pode ser feito basicamente de duas maneiras: a primeira delas é colocando de fato duas turbinas em série, uma comprimindo o ar para a outra e essa segunda jogando para o motor, a segunda seria utilizar um compressor volumétrico (o famoso supercharger) que vai comprimir o ar para uma turbina e ai sim chegar ao motor.

      Um abraço,

      Rafael

    • Thiago Bezerra
    • 22 fevereiro, 2013

    Rafael tenho um hona civic lx 1.7 16v 2002 motor todo inteirão so um pouco rodado 150 mil rodados, gostaria de saber colocando um kit desse (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,1875/category_id,10/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1/vmcchk,1/ a vida ultil do meu motor vai ser menos do que o normal ? quero botar no minimo o que seria bar 0.3 a gasolina mesmo e quantos cavalos daria a mais?

    • Thiago,

      Repare que a turbina não está incluída nesse kit. A potência que se ganha depende muito de motor para motor, para um motor 1.7 a 0.3 bar eu chutaria uns 40hp mas é um número aleatório e sem qualquer precisão. De fato um motor com 150mil rodados pode sofrer um pouco com a instalação de um kit desses, creio que a vida útil pode ser diminuída sim, mas não creio que seja algo significativo. Converse com um profissional recomendado na sua cidade, é sempre bom!

      um abraço,

      Rafael

    • Pedro
    • 23 fevereiro, 2013

    Olá Rafael. Tudo bem?
    Bom, tenho uma dúvida relacionada ao consumo de um motor turbinado, desde então, por favor, corrija- me se eu fizer alguma afirmação errada ao elaborar minha pergunta.
    Bom, o turbo é um “dispositivo” que objetiva a introdução de uma maior quantidade de ar no cilindro, a qual irá proporcionar uma maior pressão e consequente maior potência. A partir disto, tem-se que a potência do motor será maior devido à maior introdução de AR. É exatamente neste aspecto que minha dúvida enfoca. Como obtém-se uma maior potencia pela mesma quantidade de combustível admitida, tem-se, desde então, um menor consumo do mesmo, uma vez que a velocidade adquirida em um carro turbinado com baixa rotação pode ser maior ou igual a de outro aspirado em rotação maior. É isso mesmo? Um carro turbinado bebe menos?
    Desculpe-me pela confusão. Espero que você compreenda minha dúvida.
    Muito obrigado.

    Pedro

    • Pedro,

      Você está absolutamente correto. O aumento da indução de ar não implica diretamente no aumento da injeção de combustível, isso tem a ver com um conceito chamado de “rendimento volumétrico”, presente em qualquer livro sobre o assunto.
      Se você for pensar no fato de que estará consumindo a mesma quantidade de combustível e obtendo uma potência maior, sim, o carro será mais econômico, mas se você pensar no consumo em Km/litro (que é o mais comum de se pensar) o mesmo permanece inalterado, os carros turbo causam a falsa impressão de que são beberrões mas isso não é verdade, salvo quando o mapa da injeção é alterado para que propositalmente seja injetado mais combustível no motor afim de aproveitar a grande massa de ar que entra para ganhar ainda mais potência.

      Espero ter sanado a sua dúvida, um abraço,
      Rafael

    • Thiago Bezerra
    • 24 fevereiro, 2013

    Rafael mto obrigado pelas suas respostas mais vem outra pergunta o que vc acha desse produto turbo fan é tudo o que diz a propaganda http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467001213-turbo-fan-poliauto-importado-melhor-preco-e-pronta-entrega-_JM

    • Thiago,

      Eu duvido muito que esse tipo de dispositivo traga algum ganho significativo.

      um abraço,

      Rafael

    • Paulo
    • 16 março, 2013

    Olá amigos, não entendo nada de mecânica, mas trabalho diariamente com uma Doblo 1.8 flex 2006, que está em dia com suas manutenções e revisões, porém, não consigo fazê-la render mais que 7,8km por litro de gasolina (abasteço a mais de 10 anos no mesmo posto). Encontrei o produto abaixo no mercado livre, o qual se intitula Turbo Elétrico Top P/carros C/frete grátis P/Brasil R$309,90.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467305263-kit-supercharger-eletrico-para-carros-e-motos-frete-gratis-_JM

    Não estou querendo um “super turbo”, quero apenas algum produto que me permita realmente reduzir o consumo de combustível.

    Alguém poderia informar se conhecem o “tal turbo eletrico” ou qual providência poderia tomar para reduzir o consumo?

    Agradeço qualquer informação que possam me fornecer;

    Obrigado
    Paulo
    E-mail: lpaulo1964@gmail.com

    • Paulo,

      Desculpe a demora, estava nos Estados Unidos com a equipe da PUC-Rio disputando um campeonato de engenharia julgado pela SAE e pela NASA…

      esses produtos não trazem ganho algum de performance ou de consumo de combustível, se você visa economia existem dois modos de se conseguir isso, o primeiro é eletronicamente, reprogramando a injeção, o que é bem caro, o segundo e mais barato deles é se educando, controlando o pé… isso faz muita diferença, acelerações suaves economizam muito combustível.

      um abraço,

      Rafael

    • junior
    • 25 março, 2013

    cara tenhu um gol 1.8 GL,motor AP, e queria turbina ele, quais as peças que precisa trocar para nao danificar o motor?

    • juliano
    • 18 abril, 2013

    Tenho um audi a3 turbo automatico q devo fazer,esta amarrado as vezes nao troca as marchas e se prende ,pode me ajudar nao consigo usar meu carro e esta aquecendo

    • Juliano,

      Como sempre digo a todos aqui, é muito complicado dar um diagnóstico de alguma coisa sem ver o que está acontecendo, recomendo que você procure um profissional na própria Audi e veja o que está acontecendo.

      um abraço,

      Rafael

    • rogerio
    • 19 abril, 2013

    boa noite Rafael tenho uma duvida, eu tenho uma estra Adventure 1.6 16V e queria chip ou turbina para ganha potencia oq fazer . e os valore

    • Rogerio,

      Não tenho como dar valores pois não vendo qualquer tipo de equipamento e esses preços variam de acordo com a sua região…

      O que posso dizer é que caso você opte pelo chip de performance, você deverá ganhar por volta de 15 cavalos, no máximo, carros aspirados tem um ganho por volta disso, os turbo já tem um ganho maior, um Jetta TSI por exemplo ganha por volta de 50 cavalos com a instalação do chip…

      O turbo é uma opção de maior ganho de potência, mas com certeza é mais caro do que o chip, cabe a você pesar o melhor custo benefício.

      um abraço,

      Rafael

    • Thiago
    • 15 maio, 2013

    Rafael, boa noite.

    excelente a explicacao sobre turbo. apesar de n entender nada achei a mais explicativa q ja li. bom a minha duvida e a seguinte. eu tenho um brava sx 1.6 e eu adoro esse carro. acho o desenho dele mto invocado fora q ele e um carro q tem ate q um bom motor mas minha vontade e da uma turbinada nele. como disse n manjo nada de turbo e tenho mtoooo medo de estragar o motor do carro tipo levar em algum lugar e o cara faze de qualq jeito e caga no meu motor. ele vem com 106 vc e eu gostaria de deixa lo com 180 de inicio mas n queria simplesmente colocar o turbo e ja era queria saber c existe a possibilidade de fazer algum tipo de projeto q n comprometa a integridade do motor. nao importa o qnto custe pois adoro esse carro e n pretendo me desfazer dele tao cedo..seria um carro pra anda de vez enquando n de uso diario. existe essa possibilidade de fazer algo q n prejudique o motor e outraspecas?e c existe qnto tempo o motor aguenta tendo em vista q vai ser feitas TODAS as modificacoes necessarias. mto obrigado!!!
    obs vc acha q com 6 mil da pra faze um projeto seguro sem dor de cabeca ou pela seguranca q quero precisa gastar mais?

    • Thiago,

      Antes de mais nada, desculpe a demora para responder, estou bastante atarefado e nem tenho postado novas coisas aqui.

      Bom, vamos lá… você me definiu muito bem o que você pretende e vou tentar esclarecer as coisas… Você tem 106cv e que chegar a 180, isso é totalmente possível, o que você precisa considerar é que o turbo gera um aumento de pressão no interior da câmara e é isso o que gera o desgaste do motor, todo motor quebra um dia, quem vai prolongar ou não a vida útil do motor é o dono que vai pisar mais ou menos… as recomendações que tenho para dar a você são as mesmas de sempre, faça a devida preparação, com pistões e bielas forjados e etc… um bom profissional vai saber o que fazer para que seu motor suporte a fadiga gerada pelo turbo, assim sendo, ele vai durar tanto tempo quanto qualquer motor aspirado duraria…

      Procure um cara recomendado na sua cidade, com certeza existe um fórum de proprietários do Brava na internet, e com certeza alguém lá tem um profissional bom para recomendar, isso é um processo que requer equipamentos e não é qualquer um que possui, por exemplo, um dinamômetro na oficina… não posso especificar qual seria o preço do serviço pois isso também varia muito, estimo que entre 8 e 10 mil reais… Lembre-se de dimensionar os freios também, isso é muito importante.

      Espero ter ajudado,

      um abraço,

      Rafael

        • Thiago
        • 20 junho, 2013

        Rafael, nem esquenta pela demora…vi soh hj o que vc me respondeu hehe….cara obrigado mesmo pelas dicas…vc foi mto mais claro do meu proprio mecanico….n confio mto nele pois levei meu carro apenas pra trocar a correia e amortecedores e mano…tive q volta mais quatro vezes pra ele acerta tudo…fora q qndo mexeu nos amortecedores a direcao vive fazendo barulho qndo vou manobrar…por isso deixei claro q tenho medo de eu querer fazer algo e alguem fazer de qualquer jeito…mais uma vez obrigado mesmo pela atencao soh tenho mais uma duvida…o carro tem 82mil rodado…cara pra chegar de 150 cv qual seria seria a taxa de bar do turbo? o carro eh a gasolina….sucesso ai pra vc cara!!!

    • DIEGO
    • 19 maio, 2013

    ACHEI MUITO LEGAL ME SERVIU BEM PRA MIM TER UMA NOÇÃO DE CARROS TURBINADOS, POIS ESTOU COMEÇANDO A FAZER UM CURSO DE MOTORES PREPARADOS , OBRIGADO VALEU …….

    • DIEGO
    • 19 maio, 2013

    EU TENHO UM UNO 95, PRA MIM COLOCAR 0,5BAR ELE VAI ANDAR MAIS Q UM MOTOR AP 1.6 INJETADO?

    • Diego,

      Não consigo prever o ganho que seu motor teria, só testando no dinamômetro ou perguntando a alguém que já fez o serviço nesse motor em específico.

      um abraço,

      Rafael

    • julio
    • 21 maio, 2013

    Amigo a converção de carros a gasolina p/ aucool danifica o motor

    • Julio,

      Nunca tive noticia de danos causados pela conversão, não posso afirmar que sim nem que não, simplesmente que nunca tive noticias de gente reclamando…

      um abraço,

      Rafael

    • fabio nilton gottschalk
    • 23 maio, 2013

    ei rafael,tenho um gol 16v turbo de fabrica a principio o funcionamento dele esta ok mas porem não esta despaxando ele deve estar apenas com uns 70 cv sendo que o normal seria 112cv ja aumentei apressao da turbina verifiquei se nao tinha nenhum vasamento de ar e nao encontrei nao sei oque pode estar acontecendo se puder me ajudar agradeço valeu abraço .

    fabio gottschalk, canela rio grande do sul

    • Fabio,

      como você fez essa medida da potência? a menos que você tenha usado um dinamômetro é difícil especificar de verdade o quanto o motor esta entregando, outras coisas podem ser responsáveis por essa possível perda, entre elas o acúmulo de erros no módulo da injeção eletrônica…

      um abraço,

      Rafael

    • julio
    • 30 maio, 2013

    Rafael eu tenho um vectra 2.0 cd 97 e estou querendo colocar um turbo com 0.5 bar , eu gostaria de saber se essa preção danifica o motor original e se o consumo vai aumentar.

    • Julio,

      O consumo não vai aumentar, a menos que você pise mais… 0.5bar para um carro pouco rodado com motor que roda com etanol seria o limite para não se precisar fazer uma preparação… como seu motor já deve estar bastante rodado é recomendável que se faça a preparação, colocar 0.5bar nesse motor na minha opinião iria acelerar o desgaste sim…

      um abraço,

      Rafael

  5. Rafael eu tenho um Santana MI 97 motor AP 2.0! e quero + ou – 300hp qual é as peças em aço forjado para turbinar o motor sem medo de quebrar,só pistão e bielas será suficiente; de uma relação de qual e a melhor marca? se puder me orientar agradeço valeu abraço fica com Deus.

    • Ricardo,

      300HP é muita coisa, provavelmente a vida útil dele vai ser reduzida independente da preparação… quais as marcas eu realmente não sei, mas digamos que você é um cara de sorte, pelo fato do moto AP ter uma gama imensa de peças disponíveis para esse tipo de coisa.
      abraço,

      Rafael

  6. Parabéns Pelo Post!
    Uma das melhores explicações sobre sistemas turbo que já vi google.

    Abraço

    Att. Luiz Henrique

    Acesse no Face: https://www.facebook.com/pages/Equipe-12LOKOS/338905056153436?ref=hl

    Sempre com matérias interessantes sobre a paixão nacional, o carro!

    • joao bosco
    • 5 junho, 2013

    olá Rafael!

    Tenho um gol g3 16v turbo de fabrica, porém ele estava fumaçando um pouco quando o carro esquenta, levei ao mecânico que me disse que seria a turbina, que o motor estava ok. porém sair nele hoje e ele assim que esquentou fumaçou muito, bem mais antes, de um jeito que não da pra olhar nem pra trás. Será por que andei muito como ele sem chegar a esquentar e foi acumulando pouco de óleo na turbina?

    • Airon Andrade
    • 7 junho, 2013

    1*eu queria saber onde tem esses cursos para motores preparados via internet, baixados ou comprados de onde seja. Meu sonho e estudar sobre motores preparados i poder trabalhar com isso, queri a vc mi ajudasse se soubesse de algo .
    2*eu moro na bolivia sou brasileiro, aq tem muito carro top dos EEUU i do japão importados ai q como vc falou q foi pros EEUU eu gostaria de saber onde e mas barato o kit turbo(turbo intercoler pistão preparado etc..) no brasil o no EEUU , pq pra trazer s bolivia custa o mesmo, i tava querendo saber aq tem muitos motores da dodger ram 2500 motor v8 e q queria colocar holley (coletor ) em um opala pq n tem problema de beber muita gasolina pq so 1 real o litro i a gasolina e mas pura n tem nada de alcool. a duvida é q eu vou ter q trocar de caixa de marcha pra poder correr ? pq a caminhonet e lenta e eu sei q o motor e bom i si tenho q trocar qual poderia ser i si vc quiser algo dos EEUU q seja motor di carros ou algo assim entre en contato eu tenho muitos amigos q trazem contendedores cheio di motores a cada 3 meses
    3* muito obrigado por ler i si possível responder e eu li 80% de todas as perguntas i respostas no seu blog muito boa a sua atenção , por favor a parte dos curso me da uma direção de onde buscar por onde começar obrigado.

    • Airon,

      Existe sim, inclusive eu tenho alguns livros sobre projetos de veículos, um deles trata desse assunto, mas é bem antigo… ai vai o link: https://www.dropbox.com/s/w9bwjvr17u78pqx/Performance%20Tuning%20in%20Theory%20%26%20Practice.pdf
      sem dúvida é muito bom ter acesso a esse material, mas vou te dizer que existe um gap entre a teoria e a prática, a melhor forma de se aprender a preparar motores é fazendo, adquirindo experiência… óbvio que você não vai sair turbinando carros por ai, nem deve… mas o melhor jeito de se aprender é com a experiência…

      Quanto ao preço do Kit Turbo, com certeza nos Estados Unidos é mais barato, porém existem taxas de importação que eu não sei quanto vão custar…

      Quanto ao fato de colocar o coletor (seja de admissão ou de escape) da RAM no Opala não é recomendável, pode até ser que dê algum ganho, mas é impossível eu dizer a você que vai ter… Os coletores (sejam eles de admissão ou de escape) são projetados de acordo com o motor de cada carro, o volume de ar que ele admite e também de acordo com as frequências naturais do sistema, o que envolve um estudo complexo de vibrações mecânicas… os tamanhos e caminhos de cada um dos dutos são calculados de maneira a otimizar o coletor para aquele motor… pode ser que por sorte o coletor da RAM no motor de um Opala gere um melhor desempenho… mas é impossível afirmar isso…

      espero ter respondido todas as dúvidas,
      um abraço,

      Rafael

    • julio
    • 12 junho, 2013

    Olá Rafael meu vectra esta com 80.000km rodados a gasolina , mesmo assim seria presiso fazer a preparação para ,turbo com 0.5bar de pressão?

    • Julio,
      0.5 já é uma pressão alta para gasolina, se fosse motor a etanol poderia ate forçar a barra e fazer sem preparar… mas considerando que além de ser a gasolina o motor tem 80.000km eu recomendo a preparação…
      abraço,

      Rafael

  7. Olá Rafael, tenho um Gol LS 1985 a AR, 1.6, lindo, o motor foi feito em menos de 1 ano, o carro sempre foi bem cuidado pois era do meu tio, e ele é mecânico. Gostaria de turbinar ele, e o motor esta tudo OK, pega de primeira, nao demora para esquentar, muito bonito mesmo, e li os comentarios mais nao consegui achar algum relacionado ao gol a AR.
    Minha vontade é de algo SIMPLES e BÁSICO, para dar aquele espirro legal, e que não danifique o motor, não entendo muito, mais pelo que leio, devo colocar kit turbo com uma turbina T2 e com 0.5 de pressão estaria satisfeito com o espirro e o aumento de potência.

    • Johann,

      como eu disse ao Julio, 0.5 é uma pressão alta… é recomendável que haja a preparação do motor…
      um abraço,

      Rafael

    • junior
    • 3 julho, 2013

    boa tarde!!! Rafael tenho um gol g3 16v turbo, levei num mecânico e trocamos o conjunto da turbina porem a anterior estava travada, ele continua fumaçando e muito. ele esta jogando muito óleo para o intercooler. o que deve ser?

    • Boa tarde Junior,

      Realmente não sei, já teve um caso desse por aqui, mas é difícil dar um diagnóstico sem ver o que realmente está acontecendo, pode ser inclusive um problema no motor e não na turbina…

      Um abraço,

      Rafael

  8. Onde voce consegue comprar Turbos e etc, e quais as peças melhores pra deixar o carro com mais cavalos e mais potencia Obg !

    • Paulo gonçalves
    • 9 outubro, 2013

    ola Rafael,admirado com os teus comentários e esclarecimentos.. Eu estou disposto a fazer um projecto com um BMW E30 motor 1.8i,uma aventura que espero ficar engraçado para ser compensado :) tenho já um tempo de pesquisa,estou a pensar num turbo. o que tenho em mente é baixar um pouco a compressão metendo 2 juntas,pistões forjados,vielas,injectores 2.0i,colectores,turbo,intercooler etc… queria uma opinião de um bom entendedor no assunto,eu vou fazer a mão de obra deste projecto com tempo claro,não sou nenhum pro..se me pudesses dar uma ajuda com ideias para este projecto ou a melhor maneira de o fazer..queria por muitos cavalos nisto mas sem partir,algo fiável..

    Abraço

    • Paulo

      A preparação de um motor é algo muito complexo para se fazer assim, é necessário um dinamômetro para a aferição da potência, uma montagem muito boa para que não vaze óleo ou ar da tubulação e além disso bons conhecimentos de reprogramação da ECU pois assim como os motores as turbinas também têm um mapa de performance, que tem que ser casado com o do motor visando um maior desempenho.

    • Paulo gonçalves
    • 10 outubro, 2013

    boa tarde rafael,ja tenho o e30 em mao,algo k estive a pensar talvez tentar la meter 535i,735i,axas k teria de mudar muita coisa,iria precisar de motor,instalaçao, centralina,certo? e algumas modificaçoes mecanicas penso eu .

    abraço

    • Rodrigo Gaucho
    • 13 outubro, 2013

    Olá gostaria de saber , possuo um gol 1.0 16v turbo , motor feito por completo a pouco tempo, esta apresentando o seguinte defeito , quando dou a partida no carro fica normal logo apos a temperatura vai subindo e quando o carro esquenta ele saii fumaça meio azul, ja levei no mecânico da volks ele me falou q poderia ser o turbo e agora oque eu faço ? ja gastei 6 mil no motor e dizem q a turbina é mais 1800 sera que é turbina qual o sintoma q da ?

    • Rodrigo,

      De fato pode ser o turbo, algum vazamento do óleo da turbina… de uma olhada nos seguintes itens:

      Carbonização e impurezas na carcaça central do turbo

      Compressor sujo ou radiador de ar (intercooler)

      Guia da válvula, anéis de segmento, camisa do cilindro ou motor gastos /aumento no jato de combustível

      Impurezas no sistema de filtros de ar

      Problemas nos mancais do turboalimentador

      Resistência excessiva à vazão no sistema de escape/vazamento na entrada de gases da turbina

      Tubulações de alimentação e drenagem de óleo entupidas, vazando ou amassadas

      Vedação do anel de segmento com defeito

      Ventilação do cárter entupida ou amassada

  9. olá. tenho um gol g3 2.0 8v. curto os carros preparados. to pensando em preparar o meu. o que vc acha de 0.4 sera que vou precisar mudar muita coisa. por que é só pra tirar um barato no dia dia. será que pode ter muitas quebras…ou posso ficar sossegado… vlw…

    • Adriano,

      é complicado afirmar qual a pressão correta, isso varia de motor para motor, não digo de um modelo para o outro, as vezes até no mesmo carro, é uma coisa que o seu preparador vai ter que tunar para você, se a sua pergunta é quanto precisar ou não fazer uma preparação especial no motor, eu acho que 0.4 já e um limite o ideal seria um pouco menos, 0.3 talvez.

    • Rafael
    • 17 outubro, 2013

    Boa Tarde Rafael, Aqui e seu chará… kkk
    Cara yenho um Gol Bola 95 1.6 AP CLI a Gasolina, pretendo faze-lo turbo futuramente mais tenho muitas duvidas e sou chato quando o assunto e carro. Quero colocar turbo nele mais nada extravagante mais que responda quando necessário… Quero poder andar com ele sem me dar dor de cabeça ficar quebrando… Quais são suas opiniões e como posso estar fazendo para consquistar isso???

    • ELIAS
    • 10 novembro, 2013

    MUITO BOM, VOCÊ USA UMA LINGUAGEM ADQUADA CONTINUI ASSIM, FALAR BEM É FALAR PARA DOIS ENTENDEREM.

    • Julimar
    • 15 novembro, 2013

    nossa, vc entende mesmo do assunto, vc prepara os carros tmb ou ñ??

    • fernando
    • 8 janeiro, 2014

    boa noite rafael e parabens pelo topico gostaria de sabe tenho um golf gti turbo de fabrica c eu coloca aquela valvula de prioridade que da o famoso “espirro” ele vai consumi mais combustivel?

    • fernando
    • 9 janeiro, 2014

    boa tarde rafael e parabens pelo blog e pelas respostas, minha duvida e o seguinte eu tenho um golf gti turbo de fabrica c eu coloca aquela valvula de prioridade que da o famoso ” ESPIRRO” ele vai consumi mais combustivel?

    • F.ALVARES
    • 18 janeiro, 2014

    Bom dia Rafael, estou com um problema chato relacionado a regulagem de pressão de combustivel, meu carro é um peugeot 206 1.4 standart com uma turbina k03 com 0,5bar de pressão, quando usava dosador o mesmo nao mantinha a mesma pressao sempre e o consumo sempre fica alto ja com o regulador de pressao original o carro fica redondo sem muito consumo mas o hallmeter nao fais a leitura direito, falaram pra eu usar um clumper da his pois a minha central eletronica é original, me de uma luz por favor .

    Grato desde ja e parabens pelo post, ficou otimo!

    • Alvares,

      O Clamper poder resolver o problema sim, a sua injeção pode estar detectando excesso de vazão no combustível ou na massa de ar. o Clamper “engana a injeção” e ela entende que a situação está normal. talvez ele resolva seu problema sim, mas não posso afirmar nada aqui sem ver o que esta acontecendo de fato.
      um abraço!

    • Matheus Hayne
    • 19 janeiro, 2014

    Rafael, bom dia cara! tenho uma chevy 500 1993, ela dar 180km facinho e o motor é todo original carburador 2E e é álcool de fabrica. Eu queria chegar a mais sem estragar o motor que é 1.6/S, na minha cidade não tem muito recurso eu ira ter que levar para outro lugar para fazer essa preparação, eu não entendo muito mas mim falarão que o ideal seria um turbo, ou forjar o motor com pistão, bielas e etc. Afinal eu tenho preferência por um turbo onde eu não preciso fazer adaptações dentro do motor,porém tenho medo de prejudicar meu motor, onde o mesmo é todo novo, obrigado desde já.

    • Matheus,

      Se você for turbinar o seu carro, você vai ter que mexer (e muito) no motor, ele já deve estar muito rodado, colocar pressão aí sem mexer não é uma boa.

    • Leonardo
    • 3 fevereiro, 2014

    Ola amigo, pretendo estalar uma turbina e regular para gerar 1.0 bar de pressão gostaria de saber se você pode aproximar a potencia em cavalos que eu vou ter com a estalação e se preciso de mais alguma coisa especial alem dos pistões e bielas forjados ( motor 1.6 16 valvulas fiat 106 cavalos origonal , mais ja tem o caboçote rebaixado na ultima medida possivel ) atualmente ela vai de 0 a 100 em 10 segundos

    • Leonardo,

      Cuidado, 1bar é uma pressão considerável. não tenho como aproximar a potência, só colocando no dinamômetro mesmo.

      • Leonardo
      • 3 fevereiro, 2014

      Brigado pela atenção amigo, e quero elevar a cavalagem da maquina para aproximadamente 230cv mandei reformar a pintura do carro tiro ele da oficina daqui 20 dias, vou medir no dinamometro edepois comessar a operação sera que você teria uma recomendação pra esse resultado desejado.
      Depois q rebaixei o cabeçote

    • João Carlos
    • 5 fevereiro, 2014

    Rafael,
    Parabéns pelo blog, para nós leigos no assunto foi muito relevante.
    Tenho um ADAMO GTM, réplica da FERRARI F308, com motor ap. 1.6 flex ano 2007 com 10.000km e está carburado. Quero colocar turbo pode ser como está ou seria melhor trocar o carburador e passar a usar só álcool?

    • Joao,

      A preparação pode ser feita como ele está, a decisão de mudar para Álcool ou não é facultativa, porém motores que usam um combustível só, são melhores do que os bi-combustíveis, pois o álcool e a gasolina trabalham em taxas de compressão um pouco diferentes, e o motor tem que operar nesse meio termo.

      abraço,

      Rafael

    • felipe
    • 16 fevereiro, 2014

    qero tirar uma dúvida tem como ter uma turbina e o supercharger no mesmo motor??

    • Felipe,

      É totalmente possível ter uma turbina e um supercharger no motor, é possível também que existam duas turbinas em série comprimindo.

      um abraço,

      Rafael

    • Marcos Romario
    • 12 março, 2014

    Boa noite Rafael, acabei de adiquirir um punto sporting 2014, motor 1.8 16v de 132cv, queria aumentar a potencia dele e sou totalmente leigo no assunto, vi varias modos de aumentar a potencia, mais muitos levando o motor a danificação a medio e longo prazo, e pelo que eu vi a melhor forma seria colocando um kit turbo, n sei se estou certo a isso.

    Qual a melhor opção para mim, e a pergunta mais importante, independente do que eu for fazer para mexer no aumento de potencia do carro, ira quebrar a garantia do carro.

    Aguardo resposta, abração!

    • Marcos,

      De fato a melhor opção para ganhar potência é turbinar, a reprogramação do módulo de carros aspirados dá um ganho baixo na maioria das vezes. Infelizmente colocando um kit turbo vc deve sim perder a garantia do fabricante.

      abraço,

      Rafael

    • Diogo Souza
    • 16 março, 2014

    Boa tarde Rafael,

    Tenho um classic 1.0 13/14, estava pensando em turbinar, porem tenho algumas dúvidas. A turbina ira prejudicar o motor??? Qual a pressão indicada para que eu nao precise trocar nenhum componente do motor??? Somente o sistema de arrefecimento original do veículo e o intercooler dará conta de manter uma boa temperatura de trabalho???

    At.

    • Diogo,

      Para não danificar o motor o limite estaria em torno de 0.3 a 0.5 bar, nessa ordem de grandeza, não é necessário o uso de intercooler. Mas como eu digo sempre aqui, consulte algum especialista na sua cidade.

      um abraço,

      Rafael

    • Alexandre Albuquerque
    • 28 março, 2014

    Olá Rafael,tudo bom?
    Gostei e muito da Page,explica tudo muito bem Detalhado
    eu tenho algum conhecimento Básico sobre Motores Turbo e tal,tudo através de informações colhidas na Internet…enfim
    minha Dúvida já nem se refere mais ao Motor/Turbina
    Eu tenho um Celta 2002(12 Anos) pretendo por um Motor e Caixa de Montana 1.8,e usar com uma Turbina Biagio .50/.48 com Reflow…
    usando 1.2~1.5 de Pressão,quero que a Turbina entre em +/- 2.5~3k RPM
    Minha Dúvida é,será que o Chassi ou coisa do tipo do Celta vai aguentar o tranco?
    eu quero Algo em torno de 200CV

    Abraços.

    • Alexandre,

      1.2Bar de pressão em um motor stock da Montana vai destruir ele em pouquíssimo tempo. Quanto ao chassi, creio que ele deve suportar, mas não posso afirmar com certeza. Vale lembrar que não é só o chassi, seria recomendado mudar os freios também.

      um abraço,

      Rafael

  10. Rafael,
    Cara, Adquirir um Gol Bola 1.6 AP CLI.
    Quero colocar um Kit Turbo nele, nada extravagante, e sim pelo prazer e gosto de andar nas ruas com turbo.
    O que você sugeria?

    Abraço, ass: Rafael

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