A importancia de um bom acerto de suspesão

Numa corrida, o acerto de suspensão do carro pode fazer uma diferença enorme.  Existem basicamente 3 passos importantes para acertar a suspensão de um carro de  formula 1. 

Suspensões mais macias dão um conforto maior ao piloto na hora de por exemplo, atacar a zebra (frequentemente vemos os carros de formula 1 decolando por cima delas), mas se forem muito macias, a enorme pressão que se submete o carro de formula 1 (chamada downforce) pode fazer com que o carro encoste (fique colado mesmo!) no chão, isso faz com que você tenha que ter um carro mais alto naturalmente, o que prejudica gravemente o desempenho e a estabilidade na reta.

Na foto, Ayrton Senna entra na reta com uma suspensão muito macia, o carro arrasta no chão.

Suspensões mais duras permitem aos engenheiros colocar o carro mais próximo ao chão, pelo fato de que mesmo com uma alta pressão sobre o carro, a rigidez da suspensão impede o carro de tocar o solo. Por outro lado, suspensões mais duras fazem o carro absorver menos impacto ao tocar as zebras, isso aumenta a probabilidade do carro descolar as 4 rodas do chão quando o piloto ataca a zebra, o que pode causar a perda do controle do carro e acarretar uma batida.

acima, Vettel atacando a Zebra.

Os passos para acerto de suspesão são os seguintes:

1)Pré-carga:

1.1) Coloca-se o carro suspenso, e mede-se o “comprimento” da suspensão.

1.2) Após isso, colocar o carro no chão, com combustível, lubrificantes e fluidos em geral, mas ainda sem o peso do piloto, e mede-se mais uma vez o “comprimento” da suspensão.

1.3) Com todos os ítens acima e piloto, em piso totalmente horizontal, mede-se novamente o “comprimento” da suspensão.

A diferença entre a medida dos ítens 1 .1 e 1.2 chama-se curso estático, que significa o quando a suspensão desce sobre o peso do próprio carro, isso permite que se alivie ou não a suspensão colando mais ou menos o carro no chão.

A diferença entre os ítens 1.2 e 1.3 chama-se curso de carga, que determina realmente o que o carro desce com o piloto. Se o curso de carga é muito baixo, o carro precisa de uma mola mais macia, se o carro abaixa muito quando o piloto entra, precisamos de uma mola mais dura.

2) Amortecimento de compressão:

O amortecimento de compressão é o que diz como será a variação da altura do carro, o amortecedor  tem que se comprimir rapidamente numa curva para que se absorva o impacto da pancada na zebra, precisa ser rígido na reta para que o carro não toque o chão, mas também não muito rígido a ponto do carro não conseguir perder aqueles centímetros de altura na reta. O equilibrio se atinge quando o amortecedor tem uma compressão suave, nem muito macia nem muito dura.

3) Amortecimento de Retorno:

O amortecimento de retorno é responsável pela “velocidade” com que o amortecedor retorna a sua forma natural, com mais amortecimento de retorno (amortecedor duro), o carro volta a sua posição original mais devagar, ou seja, perde-se muito quanto a resposta imediata do carro, se o amortecimento de retorno for menor, o carro fica muito “mole” pois volta a sua posição original muito rápido, o que pode causar perda de estabilidade.

Acima, a suspensão do carro de Lewis Hamilton.

Acima, podemos notar a compexidade da suspensão de um formula 1, e o posicionamento dos amortecedores, bem diferentes dos carros de ruas que ficam “em pé” , nos Formula 1 eles ficam bem inclinados, nota-se também os triângulos de suspensão, feitos de fibra de carbono, um material muito mais duro e leve do que o material das suspensões dos carros de rua.

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