Como funciona a admissão de ar em um motor?

Antes de iniciar a leitura…

Pessoal! Faz um tempo que eu não posto nesse blog. Há alguns meses eu criei um canal no youtube com vídeos sobre os mesmos temas (e alguns além) que eu postei aqui. Caso você leia esse post e ache o que eu fiz legal, recomendo que siga o meu canal e a página no facebook.

Os links vão abaixo:

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Obrigado e boa leitura!

Olá pessoal, faz tempo que não posto nada de um caráter mais técnico aqui não é? Hoje vou tentar fazer uma análise mais aprofundada de como funciona a admissão de ar em um carro.

Todo o processo que movimenta o carro começa na admissão, a final, a mistura que mais tarde vai explodir no motor é composta de 14 partes de ar para 1 parte combustível.  O ar é admitido pelo Filtro de ar que como o próprio nome diz, garante que nenhuma impureza irá entrar no motor, além disso, o filtro de ar tem por função muitas vezes silenciar o motor, a seguir veremos alguns tipos de filtro de ar:

O filtro acima é o que vem instalado de fábrica nos carros de passeio, como vemos, ele é completamente vedado, Além de reter a praticamente 100% das impurezas do ar, o filtro possui uma espécie de circuito onde o ar passa e isso faz com que o motor faça menos barulho, no caso desse filtro da foto em particular (da Peugeot que eu conheço muito bem) o ar é admitido por baixo, praticamente junto ao fundo do carro, o ar sobe pois é sugado pelo motor, percorre o circuito onde é filtrado e vai para a admissão do motor, onde vai entrar junto com o combustível para explodir e fazer mover os cilindros e etc…

O filtro acima é um filtro de ar esportivo, esses modelos são usados em competições mas são facilmente encontrados nas lojas, na maioria das vezes eles são feitos de um tipo de tecido, que não filtra o ar tão bem quanto o filtro que vem de fábrica no carro, por não possuírem o tal circuito do ar, esses filtros não atenuam o barulho que o ar faz ao entrar na admissão, isso para alguns é maravilhoso o carro fica com um ronco esportivo, muito bonito (eu por exemplo tenho um no meu), além de proporcionar um belo ronco que é música para os apaixonados por carro, o filtro esportivo tem uma grande vantagem em relação ao convencional, justamente pelo fato de ele não atenuar o ruído, não há oposição a passagem do ar, então o ar entra livre e desimpedindo no motor, aumentando a quantidade de ar no motor, o que nos proporciona explosões mais eficientes e nos faz ganhar alguma potência, principalmente na hora das retomadas.

Como vocês sabem, estou tendo o prazer de ter um contato mais direto com os carros de competição devido a minha participação na fórmula universitária, gostaria até de agradecer o pessoal da Techpron, o pessoal se dispôs a nos passar todo o conhecimento, os mecânicos nos passam dicas a todo tempo e com os ensinamentos deles estamos desenvolvendo um belo carro, em fim, tive a oportunidade de mexer com um motor Ferrari e realmente é algo fascinante, abaixo segue como um presente, a foto do motor Ferrari da 360 Modena e seus 2 dutos de admissão de ar destacados, são dois devido ao motor ser um potente V8 que por tanto, tem 4 cilindros de cada lado.

Espero que tenham gostado, brevemente vamos aprender um pouco sobre o motor em si.

Um grande abraço a todos,

Rafael.

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    • Flávio
    • 11 de março de 2017

    Acho legal quando pessoas transmitem seus conhecimentos. Aprendi mais sobre admissão e tipos de filtros. Parabéns!

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