Mais um pouco sobre CFD

Olá pessoal, 

Estou aqui novamente falando sobre CFD, o post sobre o assunto tem sido muito visitado então resolvi dar uma continuação e falar sobre algumas outras aplicações do software. 

Assim como uma ferramenta poderosa para visualizar o fluxo de ar no carro, o CFD é usado diretamente no projeto das peças, principalmente nos aerofólios dianteiro e traseiro, pois além de desenhar a peça os engenheiros podem avaliar ali mesmo a eficiência aerodinâmica da mesma, se necessário serão feitos upgrades ainda no computador e então o componente será reavaliado. 

A vantagem de se desenvolver as asas do carro utilizando um software de CFD é que em um curto espaço de tempo podem ser testadas centenas de geometrias de peças diferentes até se encontrar o melhor modelo, ai então a asa é fabricada e testada em um túnel de vento que vai confirmar se ela é realmente eficiente. Passando em todos os testes a asa é produzida e passa a equipar o carro. 

Outro exemplo onde o CFD é vantajoso é na hora de testar alguma modificação em lugares como a distância entre eixos. Trabalhando no mundo virtual, onde o custo para se fabricar uma peça é ZERO, além obviamente do “tempo de fabricação” menor, pode-se assim como nas asas se avaliar centenas de desenhos em poucos dias e testar só as que tiveram um resultado mais significativo. Considerando o fato de que a modificação da distância entre eixos implica em uma alteração total da estrutura do carro, a equipe ganha em custo e tempo. 

Com uma ferramenta tão poderosa quando o CFD podemos nos perguntar: “para que usar os velhos túneis de vento?”. O túnel de vento ainda é parte muito importante do projeto de um carro de Fórmula 1, tendo em vista um mundo virtual como o do CFD, o túnel de vento vem para confirmar os resultados obtidos no computador, em um mundo real, com uma pressão real e condições reais. Só é possível confirmar os resultados obtidos no software de CFD comparando os mesmos com os do túnel de vento, além disso, seria muito arriscado levar para as pistas uma inovação que só se tem certeza que realmente funciona num mundo virtual. 

O CFD é predominantemente usado para o projeto aerodinâmico dos carros de Fórmula 1, mas podemos usá-lo para qualquer problema envolvendo fluxos de fluido, vale ressaltar para os mais leigos que fluido não é necessariamente algo liquido, o ar por exemplo, é um fluido. 

O CFD é usado muito para projetar as entradas de ar do motor e quando a combustão é concretizada nos cilindros podemos mais uma vez recorrer a ele na hora de calcular o escape dos gases do motor. 

fluxo de fluidos dentro de um cilindro.

fluxo de fluidos dentro de um cilindro.

 pode-se simular em CFD o movimento da gasolina dentro do tanque do carro enquanto ele dá voltas no circuito (O que é muito importante uma vez que esse movimento pode deslocar o centro de gravidade do carro afetando a maneira em que o carro se “apóia” nas curvas) e também na hora de analisar a taxa de transferência de calor e as temperaturas dos freios, que como eu mesmo já disse aqui alguns posts atrás é algo muito importante. 

Simulação da transferência de calor em um disco de freio

Simulação da transferência de calor em um disco de freio

Na hora de ganhar preciosos centésimos e até milésimos de segundo, as equipes não medem esforços e por conseqüência disso irão investir em computadores cada vez mais potentes e também com o próprio avanço natural da tecnologia, o CFD vai se tornando cada vez mais importante na hora de projetar um carro vencedor. 

 Um forte abraço a todos, 

Rafael Basilio

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: