Fim da temporada 2010

Olá pessoal,

Hoje foi realizada a última corrida da temporada, como eu havia dito aqui no primeiro post da temporada Sebastian Vettel foi o campeão, mas admito que nem eu imaginava que tal fato poderia se concretizar. O campeonato do alemão veio de maneira surpreendente mas isso e papo para daqui a pouco, vou fazer agora um apanhado do que foi a temporada, falando de equipes, pilotos e etc…

Vou começar pelas equipes pequenas, que levaram um puxão de orelha de Bernie Ecclestone, o inglês disse que essas equipes não possuem carros de Fórmula 1, e que para entrar na Fórmula 1 não basta so ter nome (Virgin) mas é preciso um grande volume de dinheiro para desenvolver o carro.

A Ferrari sempre é assunto, por mais uma temporada vimos o triste episódio na Alemanha onde Felipe Massa ia ganhar a corrida (exatamente 1 ano depois do acidente que quase matou o piloto brasileiro) e a Ferrari deu ordem para Massa abrir caminho para Alonso (depois do espanhol reclamar muito). Resumindo por mais um ano a Ferrari fez papelão.

O contrário disso foi a McLaren, durante a temporada vimos boas brigas (leais) entre Hamilton e Button, a equipe liberou os pilotos para disputarem posicões e não vimos nenhum acidente entre eles, pelo contrário, os pilotos não chegaram com boas condições de ganhar o título hoje por falta de desempenho do carro, a McLaren ficou devendo performance da metade do ano para cá.

A Willians é uma outra equipe que eu gostaria de ver bem no ano que vem, apesar do alemão Nico Hulkenberg ter sua vaga ameaçada pela fortuna do venezuelano Pastor Maldonado, eu (e o Frank Willians também rsrsrs) acho que a dupla ideal para o ano que vem seria Hulkenberg e Barrichello, o brasileiro ainda está em forma e pilotando muito bem, além de ter conquistado segundos preciosos para o carro e o alemão sem dúvida é um talento nato, que com alguma experiência e um bom carro vai estar lutando por vitórias.

Espero que a Mercedes tenha um carro de ponta para o ano que vem, Rosberg é um piloto espetacular e Schumacher… bom Schumacher dispensa comentarios… e bem provável que em 2011 os dois pilotos briguem pelo título, até porque todos nós conhecemos muito bem Ross Brawn.

Por ultimo a RBR que foi campeã de contrutores e de pilotos, na pista, como se deve fazer.  O Chefe de equipe Christian Horner até tentou dar a preferência a Mark Webber, o que seria totalmente compreensível já que o australiano tinha chances claras de titulo e Vettel sofria com problemas mecânicos e erros pessoais mas o dono da Reb Bull Dietrich Mateschitz proibiu o jogo de equipe, como sabemos, a Red Bull está presente em muitos outros esportes e seu presidente como grande esportista que é, proibiu esse papelão e não deixou o time se rebaixar a Ferrari, proporcionando o título a Vettel.

Agora vou começar a falar sobre os pilotos de 2010…

Começando por Mark Webber. Definitivamente não é o piloto mais talentoso, nem o mais arrojado mas foi o que mais mereceu o título de campeão do mundo, foi sem dúvida a temporada mais regular entre todos os pilotos mas se mostrou influenciável por pressão.

Rubens Barrichello teve uma boa temporada, apesar de não ter um carro competitivo nas mãos, o brasileiro deu belos espetáculos… e como poderiamos esquecer da ultrapassagem dele no Schumacher em Hungaroring? Além disso o brasileiro foi fundamental para o desenvolvimento do carro.

Felipe Massa fez uma temporada discreta, pois assim como Schumacher estava enfrentando problemas no aquecimento dos pneus, Felipe “aprendeu” a pilotar com Schumacher e os dois têm um estilo de pilotar muito agressivo, freiam muito depois dos outros, o que prejudica o aquecimento dos pneus.

Falando em Schumacher, todos diziam que ele iria massacrar Nico Rosberg (inclusive eu) mas o jovem piloto se mostrou muito talentoso e surpreendeu, apesar de tudo, Schumacher se recuperou nas ultimas corridas da temporada e eu como fã incondicional dele desde que assisto corrida de Fórmula 1 torço para que ano que vem o 8º título mundial venha.

Alonso como sempre fez vergonha… apesar de ser rápido às vezes, ele ainda pensa que o mundo gira em torno dele, vimos diversas vezes na temporada (inclusive na última corrida) Alonso reclamando que os adversários não deixavam ele passar… ora bolas! até onde eu sei… o nome é CORRIDA DE FÓRMULA 1 e o meu conceito de corrida inclui disputa, nunca vi Schumacher reclamando do Mika Häkkinen, muito menos Senna reclamando que o Mansell não deixava ele passar… apesar de ter 2 titulos do mundo, Alonso os venceu ocasionalmente, beneficiado por regras que prejudicavam Michael Schumacher (proibição de troca de pneus e etc…), pelas inúmeras quebras de Kimi Räikkönen em 2005, por companheiros de equipe fracos… quando ele chegou a McLaren em 2007 e pegou um tal de Lewis Hamilton como companheiro, que é abusado e muito rapido… ele teve que sair da equipe, o mesmo seria com Felipe Massa caso o brasileiro não tivesse uma temporada tão ruim, não fosse o Santander que aplica muito dinheiro em Alonso… possivelmente ele estaria em uma equipe média até hoje.

Vou fechar o post com o campeão, Sebastian Vettel um piloto que transborda talento… mais um dessa escola do automobilismo alemão que se nasceu na era Schumacher, Sebastian é sem dúvida um dos melhores pilotos que eu ja vi guiar um carro de corrida. Consegue tirar tempos mágicos na classificação (como um certo piloto alemão fazia cerca de 4 anos atrás). É verdade que que ainda comete alguns erros infantis, mas é um piloto frio, como se deve ser e na hora em que a pressão caiu sobre ele, o alemão ganhou todas as corridas que pode, foi deixado na mão pelo motor algumas vezes… em fim, apesar se serem frequentes, os erros de Vettel se devem a um arrojo incontrolado, no popular… falta de paciência e não por incompetência e isso é facilmente mútavel, o que me faz acreditar que ainda virão alguns outros títulos por ai.

Em fim… essa foi a temporada de 2010 deixo vocês com o choro de um jovem campeão mundial no radio.

Um forte abraço,

Rafael


Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: