Um pouco mais sobre motores…

Olá pessoal,

Hoje eu ia escrever um pouco mais sobre motor. Procurando por um conteúdo legal para mostrar a vocês, acabei me deparando com 2 vídeos incríveis no Youtube que mostram a montagem e o funcionamento de um motor com DOHC (que vou falar rapidamente no fim do post).

Vou começar com o primeiro vídeo, que mostra um motor com 4 cilindros em linha que utiliza a tecnologia DOHC sendo montado. No vídeo aparecem muitas das peças que eu comentei no post anterior então vou explicar a montagem com alguns detalhes.

A parte que começa girando é o bloco do motor (não sei que motor é esse).  Logo depois, o bloco fica em segundo plano e o virabrequim entra em cena, como eu havia dito no post anterior, os pistões ficam presos nesse eixo, em posições diferentes, que como eu também expliquei, serve para que os cilindros estejam sempre em “tempos” diferentes, havendo assim uma distribuição melhor da potência.

Depois que os pistões estão “montados” no virabrequim eles se encaixam no bloco e então o motor gira e entra o “volante do motor” que é uma das peças que conecta o motor à caixa de marchas.

Logo depois entra o comando de válvulas (que vou falar mais tarde), que está contido no cabeçote, se o leitor reparar, vai notar que existe uma placa bem fina entre o bloco e o cabeçote, essa é a famosa junta do cabeçote.

Feito isso, entra a correia que gera o sincronismo entre os pistões e as válvulas. Então o motor começa a ser “fechado” na parte da correia, e no cabeçote, logo acima do comando de válvulas.

Após isso entra o cárter, que é onde fica guardado o óleo do motor que mais tarde vai “subir” e lubrificar todas as peças.

Depois entra o filtro, a admissão de ar pela lateral, vem também o dispositivo para medir o nível do óleo (com a ponta amarela) e depois disso o motor vai sendo finalizado, entram mais uma correia, o motor de arranque (responsável por dar aquele impulso inicial para o motor ligar), alternador, escape…

O segundo vídeo é mais simples, mas também e interessante para que nós possamos ver como funciona o movimento dos pistões e aquela história dos “tempos”, não cabe muita explicação ai.

Agora vou explicar o que é o DOHC que eu tanto falei lá em cima, os carros mais comuns utilizam na maioria o sistema OHC, ou seja, um comando de válvulas comum, utilizar a tecnologia DOHC em um motor permite que se coloquem mais válvulas por cilindro, pois o comando de válvulas é duplo (sim, é só isso!).

Em altas rotações a diferença de rendimento entre os dois é gritante,  mas pelo fato de te mais válvulas, o motor que utiliza DOHC consome mais do que o que utiliza OHC que além disso vence o DOHC em baixas rotações.

Bom pessoal, esse post termina aqui. Um grande abraço a todos,

Rafael Basilio

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: