Novo regulamento da Fómula 1 em 2011

Olá pessoal,

Se você também não aguenta mais esperar o inicio da temporada (pois é, eu também não…) vamos repassar as novas regras da Formula 1 para 2011, ou para quem ainda não tem ciência delas, vamos passar a ter. O novo regulamento foi anunciado em dezembro de 2010 e contém as seguintes inclusões:

1 ) O retorno da nossa velha conhecida regra dos 107%, que diz que o piloto que ultrapassar esse limite de diferença em relação a volta do pole position não vai para o grid no domingo.

2 ) Será instituido um tempo máximo de volta nso treinos, para que os pilotos que estão na volta de retorno aos boxes não atrapalhem os que estão em volta lançada.

segundo a FIA: “Qualquer carro que esteja lento demais ou que seja perigoso aos demais pilotos será reportado aos comissários. O tempo-limite de permanência será determinado pelo diretor da corrida em cada evento, antes do primeiro dia de treino, mas pode ser alterado, se necessário.”

3 ) O Duto frontal está proibido! (se você não sabe o que é o duto frontal veja aqui), segundo a FIA por questões de segurança, pois para acionar o duto, alguns pilotos tinham que tirar a mão do volante e bloquear a entrada de ar, o que não é muito seguro quando se está a mais de 300km/h…

Segundo o regulamento:  “Qualquer sistema, equipamento ou procedimento que necessite de movimento do piloto como meio para alterar características aerodinâmicas do carro está proibido a partir de 2011”.

4 ) Desde 2009 a asa dianteria era “móvel”, possuia flaps ajustaveis que alteravam as caracteristicas do carro, para 2011 esse recurso está proibido, porém as asas traseiras passam a ser móveis (controladas por um sistema eletrônico), o que visa aumentar as velocidades na reta e por consequencia, as ultrapassagens.

O piloto não poderá fazer modificações na asa indeferidamente, segundo o regulamento: “O competidor poderá acionar as mudanças quando foi notificado por meio de sistema eletrônico. E só será permitido se o piloto estiver a menos de um segundo de outro carro, em qualquer das posições pré-determinadas em torno de cada circuito. O sistema será desativado na primeira vez em que o piloto usar os freios após o sistema ter sido ativado.”

5 ) O diretor de prova fica autorizado a fechar o pitlane em caso de safety car.

6 ) foi mantida a regra que obriga o piloto a usar 2 compostos diferentes de pneus, caso a corrida seja interrompida sem que o piloto faça o mesmo, este terá uma punição de 30 segundos no tempo final de corrida. Caso o piloto termine a prova sem usar os 2 compostos, será desclassificado.

7 ) O câmbio agora tem que durar por 5 corridas (em 2010 eram 4 corridas).

8 ) Está oficializado o uso do Biocombustível. (a partir de 2012)

9 ) A partir de 2013 os motores terão sua capacidade reduzida, de 2.4L V8 para 1.6L 4 cilindros com o KERS (que volta a partir de 2011). Essa medida trará uma economia de 35% no consumo de combustivel. Cada piloto poderá usar 5 motores por ano (em 2013) e  a partir de 2014, esse número cai para 4 motores por ano.

10 ) Infelizmente o jogo de equipe está legalizado…

11 ) A Partir da Temporada de 2012 todas as conversas de rádio entre as equipes e seus pilotos serão disponibilizadas aos veículos de comunicação.

12 ) Acabou aquela história de virar a noite trabalhando no carro, segundo a nova regra os mecânicos obrigatóriamente deverão descansar 6 horas entre o treino e a corrida, porém cada equipe terá 4 exceções durante o ano, para o caso de um reparo no carro em uma eventual batida.

bom pessoal, essas são as novas mudanças no regulamento da Formula 1 (que ja muda todo ano mesmo não é?). Vamos todos continuar esperando a temporada começar.

um abraço,

Rafael Basilio

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: