Principais novidades nos carros de 2011

Olá pessoal,

A abertura da temporada se aproxima, os carros vão sendo lançados, os testes da pré-temporada vão sendo feitos… Hoje vou apresentar aqui as principais novidades dos carros para 2011 com uma grande ajuda do site oficial da Formula 1.

Vamos começar com a Toro Rosso, irmã da atual campeã Red Bull:

Lateral do carro da Toro Rosso

A nova entrada de ar do carro é menor do que o habitual, o que pode gerar uma má refrigeração do motor (mas quem sou eu para por isso em dúvida? rsrs). O formato foi inspirado no F-92 da Ferrari, repare que o fluxo de ar passa por baixo da entrada e depois e desviado para cima no fim do carro, o que segundo os projetistas da STR vai gerar uma maior pressão aerodinâmica.

A Renault por sua vez inovou e colocou e colocou o sistema de escapamento do motor virado para frente do carro, uma coisa que eu particularmente acho loucura, mas também não questiono pois muita gente que estudou muito mais do que eu ganha milhões para projetar coisas desse tipo… (rsrsrs)

Escape do novo R31

Chegamos então a Ferrari, que tem mudanças na suspensão como seu grande trunfo, pois aprimorou o sistema Push-rod que consiste em colocar os amortecedores e molas montados “inboard” fixos no chassis e a força que atua nas rodas e transmitida a ele por meio de barras.

Suspensão traseira da nova Ferrari F-150

Já na suspensão dianteira, a principal modificação se deu pelo fato do chassis do carro estar 5 cm mais alto, o que mudou a posição dos pontos de fixação, além disso a barra de direção não é mas embutida no wishbone.

Nova suspensão dianteira da Ferrari

A Red Bull, atual campeã não tem grandes modificações e assim como a Renault, mexeu no sistema de escape do motor (que apesar de modificado, continua na parte traseira do carro).

Escape do novo RB7

A equipe que teve a inovação mais interessante (na minha humilde opinião) foi a Mc Laren, que modificou muito as entradas de ar do motor, utilizando um formato em “L” que foi inspirada nos Benetton B195 (1995) e na Ferrari F-310 (1996) segundo os projetistas isso vai porporcionar um fluxo de ar mais limpo, além disso a Mc Laren também adotou o uso do escapamento frontal.

Nova entrada de ar do MP4-26

Além dessas, algumas outras mudanças estruturais foram feitas nos carros, com a volta do KERS em 2011, os projetistas vão ter que acomodar o sistema no carro (e ele não é pequeno), outras pequenas mudanças devido ao novo regulamento foram feitas, prometo falar sobre isso no proximo post.
um grande abraço,
Rafael Basilio
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