Como funcionam os motores rotativos?

Antes de iniciar a leitura…

Pessoal! Faz um tempo que eu não posto nesse blog. Há alguns meses eu criei um canal no youtube com vídeos sobre os mesmos temas (e alguns além) que eu postei aqui. Caso você leia esse post e ache o que eu fiz legal, recomendo que siga o meu canal e a página no facebook.

Os links vão abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCnKoNhNOCEGk2wIG0cm5VtQ

https://www.facebook.com/blogdoutorautomovel/

Obrigado e boa leitura!

Olá pessoal,

Hoje vou falar um pouquinho sobre um tipo de motor que praticamente ninguem conhece, os motores rotativos (Wankel).

Assim como o motor Diesel, esse tipo de motor rotativo carrega o nome de seu inventor, Felix Wankel.

Motor Rotativo

Ao contrário do que estamos acostumados a ver, o motor alternativo não tem cilindros, nem pistões… Ele opera com rotores excêntricos que giram e dão origem aos famosos 4 tempos de um motor a combustão.

Na admissão o rotor gira puxando a mistura ar/combustível e na continuação do giro acaba comprimindo a mistura contra as paredes do motor, nessas paredes existem as velas, que geram a centelha e o processo de ignição.

Após a ignição, ocorre a expansão dos gases e no próximo tempo eles encontram a saída para o escape.

4 tempos de um motor rotativo

Esse tipo de motor não é muito difundido devido ao alto atrito entre o rotor e as paredes do bloco, atualmente só os Mazda (os mais famosos são os Rx-7 e Rx-8) utilizam esse tipo de propulsor.

Mazda Rx-8

Apesar dessa desvantagem, existem muitos pontos fortes em relação ao motor alternativo.

1) para inicio de conversa, existe uma maior relação Cavalo/Litro, ou seja, se consegue de maneira mais facil, uma potência maior, no Mazda Rx-8 por exemplo, um motor rotativo 1.3 consegue gerar incríveis 247hp.

2) Requer um número muito menor de peças móveis, inclusive, dispensa o comando de válvulas.

3) Não ha movimento alternativo (quem trabalha com mecânica sabe o que isso quer dizer rsrs).

4) O motor é mais compacto.

A seguir vou postar 2 videos que mostram o funcionamento do motor rotativo. Espero que gostem.

Esse primeiro mostra de uma maneira mais mecânica:

Este é uma pequena ilustração do funcionamento, com um toque de animação…

bom pessoal,

Esse foi o post sobre motores rotativos, espero que tenham gostado.

um abraço a todos,

Rafael Basilio

Anúncios
    • chesterton
    • 20 de novembro de 2015

    sim mais pararam de fabricar pois não conseguirão para os vazamentos . era bom motor, não decolou e pararam a produção

  1. Meu que coisa maravilhosa isso pra mim isso é uma revolução primeira vez que eu vejo falar sobre esse tipo de motor sua matéria ficou muito interativa e muito bem feita Parabéns você é muito inteligente valeu pelas informações e obrigado.

    • Ítalo Honorato
    • 10 de dezembro de 2016

    Eu acredito nos carros elétricos. Não vejo a hora de a Tesla dominar o mercado e colocar para fora esses concorrentes meia boca que só lançam produtos meia boca com tecnologia dos anos 50.
    O futuro é dos carros elétricos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: