Um pouco sobre caixas de marcha

Olá pessoal,

Sei que tem bastante tempo que eu não posto nada aqui, pois é, culpem a Dinâmica de Corpos Rígidos e os Sinais e Sistemas por isso…

Hoje vou dar uma noção de como funciona uma caixa de marchas.

A razão pela qual os carros possuem caixas de marcha é a necessidade de que aconteça a multiplicação do torque que sai do motor, quando o carro entra em uma subida por exemplo, precisamos de um torque muito maior, quando o carro esta em linha reta, numa estrada por exemplo, o torque não é tão necessário, precisamos de velocidade.

Para isso existem as reduções, cada marcha na verdade é um par de engrenagens, que tem uma razão raios (na verdade de dentes) entre elas.

Mas o que isso significa na pratica?

Bom, vamos La, quanto maior a redução mais voltas o eixo do motor vai ter que dar para que a saída da caixa “gire” uma mesma “distância”, isso faz com que o carro perca velocidade, mas ganhe o torque necessário para subir uma rampa.

No projeto de concepção de uma caixa, se leva em conta a capacidade máxima que o carro deve ter para subir uma rampa, e então se dimensiona a 1ª marcha, pensa-se então na velocidade máxima que o carro deve desenvolver, e então se aplica a redução necessária para isso na ultima marcha, as intermediarias são calculadas de maneira que se suavize o gap entre as reduções, vale lembrar que se esse gap for muito grande o veiculo pode ficar “bobo” (quando você acelera a rotação demora a subir).

Existem caixas de várias geometrias diferentes, podem variar os tipos de engrenagens, o numero de semi-arvores (eixos), a presença ou não dos sincronizadores, isso sem falar no próprio número de reduções, um carro de passeio tem na maioria das vezes, 5 marchas, alguns mais esportivos tem 6 e os carros de Formula 1 possuem 7.

Nos carros de rua se utiliza (na maioria das vezes) uma geometria com 5 marchas sincronizadas e engrenagens com dentes helicoidais, esse tipo de engrenagem atenua o barulho das engrenagens rodando dentro da caixa.

engrenagem de dentes helicoidais

Nos carros de competição e mais comum a utilização de engrenagens com dentes retos, o barulho não e um fator importante, principalmente se comparado a diferença de performance entre os 2 tipos de engrenagens.

Engrenagens da caixa de marchas de competição usadas nas Ferraris da Tekpron

O funcionamento de uma caixa manual é bem simples, dentro da caixa são formados pares de engrenagens para que se forme a redução, quando o motor gira, todos os pares de redução giram também, isto é, quando o motor está acoplado à caixa, da 1ª a 5ª marcha (e a ré também) estão girando. Vale lembrar que a ré não é um par de engrenagens, mas sim um trio, é necessária uma engrenagem no meio para que haja a inversão do sentido de rotação da caixa.

Ao contrario do que muitos pensam engrenar uma marcha não e juntar uma engrenagem na outra, como eu disse, todos os pares de redução estão engrenados, quando o motorista “engrena” ou “engata” uma marcha, o que ele faz e mover um sincronizador que e atuado pela alavanca de mudanças.

O sincronizador é composto por um cone fêmea, que fica na engrenagem e um cone macho que fica preso ao garfo, o acoplamento do cone macho com o cone fêmea se dá por atrito. O papel do sincronizador é suavizar as trocas, ele está presente em caixas de carro de passeio, no caso dos carros de corrida o câmbio não é sincronizado.

Esquema do sincronizador

Como eu disse antes, todas as engrenagens estão rodando, quando o sincronizador (que é solidário ao eixo de saída da caixa) engata em uma marcha, esse conjunto passa a ser a redução da saída da caixa.

alavanca de mudanças

A alavanca de mudanças tem 3 posições, o motorista pode puxar ela para um lado (1ª e 2ª marchas), no meio (3ª e 4ª marchas) e no outro lado (5 e ré). A ré tem vários tipos de posições diferentes, mas vamos usar essa posição por simplificação.

Caixa com geometria clássica

Cada posição da alavanca controla um garfo, cada garfo empurra um sincronizador para um lado, ou para o outro. Por exemplo, na 1ª marcha se puxa a alavanca para a esquerda e se empurra ela para frente, isso quer dizer, seleciona-se o garfo 1 e esse garfo empurra o sincronizador dele de encontro à primeira marcha.

No caso da caixa acima, são 3 garfos e 3 sincronizadores, e as marchas seriam “agrupadas” aos pares.

Como dito antes, ao puxar a alavanca para a esquerda seleciona-se o sincronizador que é responsável pela 1ª e 2ª marchas, quem vai decidir para qual lado o sincronizador vai é o motorista, empurrando a alavanca para frente ou para trás, o mesmo vale para a posição do meio (3ª e 4ª) e para a posição do outro lado (5ª e ré), no caso da ré.

No vídeo abaixo o leitor consegue ter uma noção de como é a dinâmica de uma caixa de marchas.

Bom pessoal,

Esse foi o primeiro post sobre caixas de câmbio, espero me aprofundar mais um pouco no assunto nos próximos.

Muito obrigado por todos os acessos que o blog vem tendo, pelos comentários… estou sempre aberto a sugestões de temas para escrever aqui.

Um abraço,

Rafael Basilio

About these ads
    • Tarcisio Cardoso
    • 19 setembro, 2011

    Muito boa a dica. Parabens

    • mario fialho
    • 18 abril, 2012

    Bom dia a todos, estou com um problema eu tenho siena 2011/2012 celebretion já troquei o kit duas vezes, mais a minha embreagem continua estalando, eu não sei se foi uma batida na parte da roda lado esquerdo, queria alguma ajuda para tentar resolver esse defeito, obrigado a todos.

    • Mario,

      o melhor a fazer é procurar um especialista em caixa, é muito dificil dar um diagnostico via internet, eu pelo menos não gosto de fazer isso porque a chance de erro é muito grande.

      um abraço,

      Rafael

    • gbelmec
    • 6 julho, 2012

    tenho um peugeot 106 e esta raspando, no momento do engate da 2 marcha, me falaram que e o anel sincronizado, pode ser?

    • Sim, pode ser. Um problema no par de redução é mais difícil de acontecer, inclusive no calculo do par leva-se em conta essa possibilidade de desgaste, as relações são sempre “ímpares” justamente para não propagar um defeito em algum dente, pode ser que haja um problema no par de engrenagem, mas por resultado de um uso indevido.

      espero ter ajudado,

      um abraço,

      Rafael

    • rosalvo
    • 25 agosto, 2012

    a caixa de macha do polo so serve a 2.0
    a 1,6 e 1,8 dar certo

    • Mustenberg
    • 24 outubro, 2012

    Pretendo instalar um motor boxer novo em um buggy, devo instalar também uma caixa de marchas nova mesmo não estando apresentando problemas? Existe a possibilidade de uma caixa de marchas causar dano a um motor?

    • Mustenberg,

      na teoria nenhuma caixa de marchas danifica o motor, o que pode acontecer é que se você não usar a caixa que foi escalonada para aquele motor em específico, você vai ter um desempenho pífio. Dê uma olhada no post que eu fiz sobre matching aqui mesmo, acho que vai ajudar a entender.

    • Rafael
    • 1 dezembro, 2012

    Olá! Tive um problema no sistema de câmbio num Palio Fire 2006: as trocas de marcha estavam “duras”, de modo que eu as conseguia apenas com o carro desligado. Com a 1º engatada, eu ligava o carro, ele dava um solavanco e morria quando eu parava num sinal, com a 1º ainda engatada. O mecânico disse que a embreagem tinha estragado, colocou um conjunto novo e dois dias depois, o problema continuou. Ele abriu a caixa de câmbio e vi um desgaste, um “rasgo” num braço do garfo. Acho que a causa inicial era esta, e trocaram a embreagem sem necessidade. Uma solda no garfo poderia ter “disfarçado” o real problema. Enfim, é possível que o problema tenha a ver com com a embreagem que foi trocada (platô, disco e rolamento)? Desde já, agradeço.

    • Olhe,

      acho muito improvável que o problema fosse na embreagem, caso contrário você teria problemas em todas as trocas, presumo eu que o problema foi no garfo responsável pela 1ª e 2ª marchas, um teste poderia ter sido feito tentando sair com a 3ª marcha (não é tão impossível assim), eu sinceramente acho difícil que o problema fosse na embreagem, mas não posso afirmar nada sem ver.
      um abraço

    • Wladir Santos
    • 3 dezembro, 2012

    Uma pergunta meio tola, mas necessária, para solucionar um assunto para uma pessoa: um amigo meu insiste em discutir que se o carro sai em 1ª, deve ser levado à 2ª, depois à 3ª e depois à 4ª, para só depois ser levado à 5ª marcha. Para desacelerar ele teima em dizer que se faz o caminho inverso. Eu insisto em que, saindo de uma marcha qualquer vai-se a um Ponto Morto e, dele, pode-se ir a qualquer uma das marchas, que estejam dentro das possibilidades do estágio da velocidade do motor no momento. Segundo ele, essa passagem brusca de uma marcha menor para a 5ª (por exemplo), danifica o câmbio, a que me contraponho pois ao sair de uma marcha, na verdade a entrada em outra está partindo, não da anterior, mas de um Ponto Morto… Por favor, diga algo sobre isto para mostrar a ele… grato. Wladir Santos.

    • Wladir,

      Realmente não há necessidade de trocas as marchas em sequência, as caixas automáticas e sequenciais, como o próprio nome diz, funcionam do jeito que o seu amigo disse, passando as marchas em sequência tanto para cima quanto para baixo, mas isso é uma questão de projeto, nas caixas manuais onde como você mesmo disse, temos a opção de por ponto morto e logo depois engatar qualquer marcha isso não é uma verdade.

      A caixa de marchas serve para multiplicar o torque que sai do motor, sem essa multiplicação o carro não teria força para se locomover, na verdade o torque é multiplicado duas vezes, uma pela relação de marcha e outra pelo diferencial, funciona mais ou menos assim, se você está em 5ª marcha com relação de marchas de 0.7:1 (nesse caso estamos desmultiplicando o torque) e o diferencial do seu carro tem uma relação de por exemplo 4.5:1, o torque que chega a roda é 3.5 vezes (4.5 x 0.7) maior do que o torque que o motor está gerando, as relações de marcha servem para multiplicar o torque, as custas de uma velocidade menor ou o contrário, desmultiplicar o torque em troca de uma velocidade maior.

      Uma vez que já sabemos como isso funciona podemos concluir que, não há problema nenhum em frear e descer por exemplo de 5ª para 3ª marcha, desde que você lembre que cada marcha tem um fator de multiplicação e se você ainda estiver numa rotação alta, ao descer de 5ª para 3ª a rotação do motor vai subir consideravelmente, novamente como você disse, se a velocidade for compatível não há problema, por tanto em parte você está certo, não há dano nenhum a caixa se você fizer isso racionalmente, agora, quando feito na aceleração a coisa muda um pouco, ainda afirmo que se você sair de 3ª para a 5ª marcha acelerando, da mesma forma a caixa não será danificada, mas obviamente você vai ter uma queda abrupta na rotação e o motor pode vir a morrer ou o carro ficar sem aceleração mas isso não acarreta nenhum problema mecânico.

      Quanto a atitude do seu amigo de reduzir as marchas em sequência, não é um comportamento muito comum de se ver na rua e sim nas pistas de corrida (visto que as caixas são sequenciais em sua maioria), é um comportamento válido, pois reduzindo as marchas uma a uma você mantém o carro numa faixa de rotações mais próximas, e caso precise acelerar repentinamente o carro vai estar mais nas suas mãos, resumindo, reduzir as marchas sequencialmente deixa o carro mais “ativo”, o próprio Ayrton Senna por exemplo fazia muito isso na época em que a Formula 1 tinha caixas manuais comuns, enquanto os outros pilotos reduziam as marchas de 2 a 2 por exemplo nas curvas, ele reduzia sequencialmente e ganhava algum tempo fazendo isso.

      Resumo da ópera, reduzir as marchas fora da sequencia não danifica o carro, desde que você não reduza de 5ª para 2ª por exemplo porque isso acarretaria um aumento repentino da rotação do motor, mas como você disse, se a troca for feita de maneira racional e compatível com a velocidade, não há problema.

      um abraço,

      Rafael

    • Ednardo
    • 24 janeiro, 2013

    Notei que os carros mais novos fazem um barulho de estalo seco quando arrancam na primeira marcha em baixa rotação ou quando o motorista erra a marcha e tenta sair de terceira. Nos carros antigos não era assim. Porque isso acontece?

    • Ednardo,

      sinceramente eu nunca reparei esse barulho, então infelizmente não tenho uma explicação para dar.

      desculpe,

      Rafael

    • caio rodrigo
    • 3 fevereiro, 2013

    fiz a revisao da caixa de marcha e ficou com barulho feio,qdo coloco a quarta e acelero o barulho some,qdo tiro o pé do acelerador,baixa a rotacao e aparece um barulho,que mais parece uma roleta,me ajuda ai,estou precisando pois ninguem sabe resolver, a caixa de satelite apresenda uma folga! abraco Caio

  1. Bom dia eu tenho um palio 96 e ta dificio ( como c estivese trando ) pra passar a marcha da 1 pra segunda em diante, e quando vou por a re ou diminuir a marcha ela aranha isso só com o carro ligado.
    Obrigado

    • Gideao
    • 26 fevereiro, 2013

    Pareci que a segunda marcha.ta escapando

    • ismael sales
    • 27 abril, 2013

    Mande consertar minha caixa de marcha que estava estalando quando saia com o carro em 1 marcha.
    Depois do conserto melhorou, só que depois de um tempo ela agora está. estalando quando freio o carro com um pouco mais de força. Será que ela foi mal montada e as peças folgaram? Obrigado.

    • Ismael,

      pode ser que tenha havido um erro de montagem sim, ou alguma folga. Quando você aciona o freio (assumindo que você não pisa na embreagem), a inércia do motor tende a manter o carro no mesmo movimento porém a força da frenagem se opõe a essa inércia, caso haja alguma folga, essa é a hora perfeita para ela se manifestar.

      um abraço,

      Rafael

  2. Hi, I do believe this is a great web site. I stumbledupon it ;) I am going to come back once again since i have bookmarked it.
    Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich
    and continue to guide others.

    • paulo Henrique Silveira
    • 15 junho, 2013

    Outro dia ouvi de um engenheiro da Mercedes que 80% do ruido tradicional de um F1 , em alta velocidade na pista , provém da transmissão e não do motor. Procede esta informação?

    • Paulo,

      Não sei se eu diria 80%… mas sim, é verdade, grande parte do ruído vem da caixa de marcha, isso se deve porque enquanto que nos carros de rua os dentes das engrenagens são helicoidais, justamente para suprimir esse ruido, nos carros de corrida os dentes são retos, já que o ruido não é problema e usar dentes retos nas engrenagens trás um esforço menor no equipamento… se você quiser posso postar aqui um vídeo de uma Ferrari na qual participei de um teste uma vez, você vai reparar que a existe um ruido muito grande comparado com uma Ferrari comum…

      um abraço,

      Rafael

    • marciel
    • 7 julho, 2013

    tenho um palio fire 2007,e nao consigo engatar a 5 marcha,tem hora que ela engata meio q forçada…o que pode ter acontecido?

    • Maciel,

      Pode ser por uma série de motivos, eu acho mais provável que seja o sincronizador, mas como eu sempre digo aqui, procure um especialista… E muito difícil a gente saber qual o problema sem ver como acontece ou desmontar a caixa…

      Um abraço,

      Rafael

    • jeane
    • 10 julho, 2013

    Bom dia Rafael…subi no meio fio com a roda do lado do passageiro por pouco nao furou ali onde passa o oleo do motor…ficou bem arranhado.a roda ficou suspensa tive que usar o macaco para remover o carro.pergunta quando sai do local na hora em que vou trocar a marcha faz um barulho como se tive-se arrastando alguma coisa meio que chiando quando acelero sera que aconteceu algo com a caixa de marcha?

    • jeane
    • 10 julho, 2013

    obs…meu carro e um novo gol 1.0 2013

    • Jeane,

      Eu acho difícil ter acontecido alguma coisa com a caixa pois existe uma estrutura muito resistente por fora e as engrenagens responsáveis pelas marchas ficam dentro desse bloco de aço, agora, há uma possibilidade de ter danificado alguma árvore (eixo) da caixa… 100% dos carros populares fabricados no Brasil possuem motor transversal, e a caixa também, logo a caixa de marcha está montada entre as duas rodas dianteiras do carro… Eu acho difícil ser algum problema na caixa, acho mais provável algo envolvendo as juntas homocineticas… Mas de qualquer forma, procure um mecânico de confiança que ele saberá o que fazer…

      Um abraço,

      Rafael

    • Clademir Deniz Pereira
    • 22 agosto, 2013

    Sr. Rafael, primeiro parabéns, vejo que você e muito competente no que faz, mais tenho um pequeno problema com minha blazer ano 97 4×2 turbo diesel, ocorre raramente, hoje por exemplo testei de todos os modos possíveis e não aconteceu, já ontem apenas andando na autoestrada aconteceu, quando estou andando mais ou menos a 100 por hora somente na 5 marcha em mais ou menos 2000 a 2300 giros, quero aumentar a velocidade ela sobe o giro e não a velocidade, alivio o pé e ela vai normal se pisar acontece novamente, seria um caso de disco escapando, mais não cheira, faço o teste de arrancar freada, patina as rodas e não escapa o disco, a caixa não ronca, não escapa nem mesmo a quinta, engata e desengata todas as marchas com facilidade andando ou parada, já consultei vários mecânicos, não sabem o que pode ser, apenas um deles arriscou um palpite que pode ser a engrenagem da 5 marcha, que esta escapando onde ela é prensada entre os dentes estreitos e os largos, sera que poderia ter lógica, ele disse que já aconteceu com uma de fusca, mais não me convenceu, aguardo um parecer seu. tem apenas uma umidade de oleo entre a capa seca e o motor, nem chega a pingar. e o conjunto de embreagem segundo a pessoa que me vendeu disse que havia trocado a um ano e ainda não tem 10.000 km. sem mais, desde ja agradeço se conseguir me dar uma sugestão. PEREIRA

  3. amigo teno um fiat uno ano 91 meu cabo de embreagem partiu comprei outro e botei depois q botei entra as macha todas menos a 3 macha oq deve ser

    • Fernando,

      Possivelmente o defeito aconteceu quando você estava em 3ª e ela pode de fato ter quebrado, não posso dizer exatamente o que aconteceu, procure um especialista que vai abrir a sua caixa e diagnosticar o problema.

    • neto
    • 17 outubro, 2013

    Amigos tenho uma escort 1.8 motor ap,fiz o motor do mesmo, porem to com um problema que meu carro não passa de 140km,ja fiz vários testes e depois de um tempo constatei que o óleo da caixa estava baixo. Minha pergunta é? a caixa de macha ruim pode fazer o carro perder desempenho?

    • Neto,

      Sem duvida uma caixa ruim afeta o desempenho do carro, além do fato do baixo nível de óleo poder provocar a quebra da caixa.

    • Aline
    • 7 novembro, 2013

    Oi Rafael como vai?

    Tenho um Agile LTZ 2010/2011. Na verdade comprei há pouco tempo e observei um problema.

    A primeira marcha escapa bastante (sempre ocorre quando estou parada no transito da cidade maravilhosa de São Paulo), a segunda marcha as vezes é um pouco ruim de entrar.

    O que pode ser?

    Obrigada!

    • Aline,

      pode ser um problema na alavanca de cambio, ou nas hastes de comando… só quem pode afirmar é alguém que abra e veja como está o estado do sistema.

      um abraço,

      Rafael

    • Marcola
    • 19 novembro, 2013

    O que pode ser quando a troca de marcha fica difícil depois de um tempo com o carro rodando? Parado no semáforo fica muito difícil engatar a 1ª e a ré faz aquele barulho arranhado que parece que nem estou pisando na embragem…é um 206 1.6. Se alguém puder me dar uma opinião, agradeço!

    • Marcola,

      Pode ser algum problema com o óleo da caixa, talvez esteja na hora de trocar, quando o óleo lubrificante aquece, a sua viscosidade cai e essa pode ser a razão dos barulhos.

      um abraço,

      Rafael

    • Joel
    • 28 novembro, 2013

    Estou pegando uma dakota ,mais quando passo marcha 1,2,3 tem um barulho como rolamento ruim é possível

    • André
    • 10 dezembro, 2013

    Fala Rafael blz?

    Excelente site, tem muita informação útil para entuasiastas e afins.
    Tenho um escort zetec 2002, fui trocar de marcha e acabei engatando segunda aproximadamente a uns 90km/h, 100 km/h, deu um estalo e a marcha desengatou.
    Consigo engatar segunda e demais marchas normalmente, porém a segunda desengata sozinha após pouco tempo engatada, o que pode ser? Será que alguns dentes da engrenagem foram pro vinagre?

    • Amdré,

      Pode ser sim que a engrenagem tenha sido danificada, o fato dos dentes serem helicoidais possibilita que as vezes a marcha não escape, mas existe uma grande possibilidade da engrenagem estar danificada.

    • Elielson Ferreira
    • 6 janeiro, 2014

    Bom dia, gostei muito da informação, queria perguntar uma coisa, tenho um polo sedan ano 2008, e tenho problemas para engatar a marcha ré (algumas vezes é necessário dar umas pedaladas na embreagem para entrar ou colocar na primeira marcha sair e depois na ré), isso é normal?

    • William Milhassi
    • 15 janeiro, 2014

    estou com um problema em um uno fire que quando estico a 2ª marcha e solto a aceleração, dai o carro fica em reduzida de preferencia em uma descida, faz um barulho muito forte e trepida o carro todo não percebi se este sintoma só acontece em 2ª marcha.
    alguém já viu algo parecido?

    • laurenice
    • 19 janeiro, 2014

    O que causa defeito em caixa de marca.
    Tenho um ecosport 2009 deu problema na caixa de marcha, por favor pode me falar o que pode causar.
    ME FALARAM QUE FOI FALTA DE TROCA DE ÓLEO, SOU LEIGA EM QUESTÃO DE CARRO.AJUDE

    • Lucas
    • 25 janeiro, 2014

    Olá Rafael,
    Comprei um peugeot recentemente e veio com defeito no sincronizador da 2ª marcha. Coloquei o veículo para conserto na concessionária, porém fico na dúvida da confiabilidade de se o problema voltará a se apresentar futuramente ou se já devo forçar a barra para a troca do veículo, já que foi defeito de fábrica que se apresentou com uma semana de comprado.

    • Joao
    • 26 março, 2014

    Ola! Eu tenho um Peugeot 307 1.6 gasolina de 2002, e neste momento tenho um problema na minha caixa. As mudancas nao entrem de qualquer maneira, apenas entram a 3vel, e 4vel. A alavanca nao sai do meio como se tivesse em ponto neutro! Nao sei oke pensar….Meu mecanico disse ke pode ser apenas afinar a caixa, falta de oleo, ou caixa foi se!

    • João,

      Os garfos podem ter sido danificados. Consulte um especialista em caixas de marcha.

      um abraço,

      Rafael

    • Artur
    • 22 abril, 2014

    tenho um polo 1000 de 1995 e está com folga na alavanca das velocidades e a marcha atrás entra direta.mas velocidades entram bem apenas tem folga para engrenar as velocidade.

    • Alisson
    • 28 maio, 2014

    Alguem poderia me dar uma solução? Tenho uma palio 2010 atractive como todo volkswagen e fiat quando agente arranca de 2° ele da aquele barulho chato“truuu“ (alguem deve ter notado) pois bem isso sei que é normal pois esta forcando mais… porem meu palio esta dando o mesmo barulho mas em marcha esticada, quando pisa no acelerador, Notei tbm que quando esquenta o motor esse barulho ameniza bastante…. polia rolamentos sera?????? Obrigado

    • aluizio
    • 30 maio, 2014

    Olá boa noite!
    tenho um astra 2005 gsi e a 5ª marcha está escapando quando eu tiro o pé do acelerador eu vejo que alanca volta pela metade da posição e quando o carro diminui a velocidade ela escapa ai imediatamente para ponto morto, oque será que esta acontecendo?

    • jefferson
    • 14 junho, 2014

    escort 1.8 cai a segunda marcha

    • ROBERTO
    • 15 junho, 2014

    OLA TENHO UM BRAVA 1.6 .. E FUI SUBIR UMA LADEIRA E DO NADA A ALAVANCA DE TROCA DE MARCHAS FICOU COMO SE TIVESSE SOLTA SEM MARCHAS MAS FICOU ENGATADA NA SEGUNDA CONSEGUI TRAZER O CARRO E A EMBREAGEM FUNCIONA SO QUE ESTA NA SEGUNDA E ALAVANCA ESTA MOLE NAO ENTRA MARCHAS QUE PODE SER?

    • Alexandre
    • 16 junho, 2014

    Rafael
    É mito ou verdade que ficar com o motor em funcionamento com o carro parado por muito tempo prejudica a caixa de marcha?
    Pergunto isso pelo fato de que li, em algum local da internet, que com o carro parado e o pedal da embreagem solto, estando logicamente o motor a fazer girar a caixa de marcha, apenas uma parte das engrenagens internas dela estariam funcionando, acho o eixo primário, e sem entrar em contato como o óleo que fica depositado do fundo para o meio da caixa, de forma que apenas com o carro em movimento, em 1ª, 2ª, 3ª, ou outra marcha, o restante das engrenagens, que estão em contato com o óleo, estariam girando, aspergindo óleo e permitindo a lubrificação do restante da caixa de marcha.
    Tem alguma verdade nisso ou mesmo estando o carro parado as engrenagens que estão em movimento dentro da caixa já seriam suficientes para movimentar o óleo e lubrificar tudo, de forma que a gente pode é ficar é o dia todo com o motor ligado e o carro parado que não tem problema, é claro, apenas o gasto de combustível e a poluição?
    Para efeito de informação, caso exista alguma diferenciação técnica em relação aos modelos de caixa de marcha, meu carro é um Palio Fire.
    Agradeço pela resposta que puder postar!

    • pedro
    • 2 julho, 2014

    falha no motorista que nao sabe usar corretamento o cambio .
    soluçao trocar o motorista

  4. o tenho um golf 1.8 turbo
    nao consigi engrenar as marchar andano ,so consigo com veiculo parado ,

    a ré arranha para entrar, so entra parado tbem ,
    o carro trepida ao arrancar , mas nao patina

    alguem sabe ?

  5. Irmao troquei o sincronizador do meu uno 91 quando foi a noite as marcha não quiseram mais entrar e aconteceu um grande barulho. Ai o mecanico me perguntou oque eu tinha feito para quebrar a quinta marcha .queria saber se foi ele que colocou o sincronizador muito apressado por causa dos outros serviços que ele tinha pra fazer ou isso acontece

    • Wenndell
    • 31 julho, 2014

    Ola! eu ainda estou tentando aprender um pouco de mecanica pela internet devido a minha idade, eu gostaria de saber em um GOL G3 1.6 onde fica localizada a caixa de marcha em relação ao motor?

  6. Tenho um malibu e ele tá fraco pra subir me disseram que é problema do câmbio sera

  7. Oi Rafael,

    Eu ja levei meu Kia Picanto 2006 em diversos lugares e estou ficando realmente sem esperancas:

    Eu sinto uma vibracao vinda da roda entre 40 e 60km/h , depois disso a vibracao acaba totalmente. Acaba que eu sinto uma leve reducao na forca do carro, mas tambem depois de 50 km/h td volta ao normal. Troquei os pneus, o aro (que estava com um leve amassado), balanceamento, alinhamento e ainda sinto. Suspencao esta Ok.

    Por outro lado, sinto um som oco quando troco as marchas e freio (as vezes o som nao ocorre). Abriram tudo e nao conseguiram ver NADA.

    Obrigada pelo seu palpite adiantado!

    • e j s
    • 24 setembro, 2014

    Porque o cambio de corrida não tem sincronização?

    • Patricia
    • 7 outubro, 2014

    Ola tenho um gol ano 2013 e reparei que já a terceira vez que isso acontece, quando eu vou sair com o carro e engato a segunda marcha o carro dá uma desacelerada, parece que puxaram o freio de mão, o que pode ser? Isso será porque o carro está frio?

    • Anilton
    • 9 outubro, 2014

    Bom dia . Meu palio 96 não entra mais a 1ª marcha e a 4ª; 5ª 3ª não seguram. ficam raspando , Que pode ter acontecido?

    • Alexandre Santos
    • 30 outubro, 2014

    Meu vectra faz um barulho com ele engatado mais quando piso na embreagem ou desengato ele para de fazer parulho oque poderia ser

    • Mateus Zanoelo
    • 4 novembro, 2014

    Boa tarde,

    tenho um Palio ELX 1.4 e há alguns meses vem apresentando o seguinte problema… Sempre que troco de marcha de 2a para 3a com uma rotação mais elevada, a marcha arranha. Também acontece com a redução de 4a para 3a. Já ouvi relatos de 3 amigos meus com os mesmos problemas, porém eles não foram resolver o problema. O que pode ser?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 36 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: