Um pouco sobre caixas de marcha

Antes de iniciar a leitura…

Pessoal! Faz um tempo que eu não posto nesse blog. Há alguns meses eu criei um canal no youtube com vídeos sobre os mesmos temas (e alguns além) que eu postei aqui. Caso você leia esse post e ache o que eu fiz legal, recomendo que siga o meu canal e a página no facebook.

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Obrigado e boa leitura!

Olá pessoal,

Sei que tem bastante tempo que eu não posto nada aqui, pois é, culpem a Dinâmica de Corpos Rígidos e os Sinais e Sistemas por isso…

Hoje vou dar uma noção de como funciona uma caixa de marchas.

A razão pela qual os carros possuem caixas de marcha é a necessidade de que aconteça a multiplicação do torque que sai do motor, quando o carro entra em uma subida por exemplo, precisamos de um torque muito maior, quando o carro esta em linha reta, numa estrada por exemplo, o torque não é tão necessário, precisamos de velocidade.

Para isso existem as reduções, cada marcha na verdade é um par de engrenagens, que tem uma razão raios (na verdade de dentes) entre elas.

Mas o que isso significa na pratica?

Bom, vamos La, quanto maior a redução mais voltas o eixo do motor vai ter que dar para que a saída da caixa “gire” uma mesma “distância”, isso faz com que o carro perca velocidade, mas ganhe o torque necessário para subir uma rampa.

No projeto de concepção de uma caixa, se leva em conta a capacidade máxima que o carro deve ter para subir uma rampa, e então se dimensiona a 1ª marcha, pensa-se então na velocidade máxima que o carro deve desenvolver, e então se aplica a redução necessária para isso na ultima marcha, as intermediarias são calculadas de maneira que se suavize o gap entre as reduções, vale lembrar que se esse gap for muito grande o veiculo pode ficar “bobo” (quando você acelera a rotação demora a subir).

Existem caixas de várias geometrias diferentes, podem variar os tipos de engrenagens, o numero de semi-arvores (eixos), a presença ou não dos sincronizadores, isso sem falar no próprio número de reduções, um carro de passeio tem na maioria das vezes, 5 marchas, alguns mais esportivos tem 6 e os carros de Formula 1 possuem 7.

Nos carros de rua se utiliza (na maioria das vezes) uma geometria com 5 marchas sincronizadas e engrenagens com dentes helicoidais, esse tipo de engrenagem atenua o barulho das engrenagens rodando dentro da caixa.

engrenagem de dentes helicoidais

Nos carros de competição e mais comum a utilização de engrenagens com dentes retos, o barulho não e um fator importante, principalmente se comparado a diferença de performance entre os 2 tipos de engrenagens.

Engrenagens da caixa de marchas de competição usadas nas Ferraris da Tekpron

O funcionamento de uma caixa manual é bem simples, dentro da caixa são formados pares de engrenagens para que se forme a redução, quando o motor gira, todos os pares de redução giram também, isto é, quando o motor está acoplado à caixa, da 1ª a 5ª marcha (e a ré também) estão girando. Vale lembrar que a ré não é um par de engrenagens, mas sim um trio, é necessária uma engrenagem no meio para que haja a inversão do sentido de rotação da caixa.

Ao contrario do que muitos pensam engrenar uma marcha não e juntar uma engrenagem na outra, como eu disse, todos os pares de redução estão engrenados, quando o motorista “engrena” ou “engata” uma marcha, o que ele faz e mover um sincronizador que e atuado pela alavanca de mudanças.

O sincronizador é composto por um cone fêmea, que fica na engrenagem e um cone macho que fica preso ao garfo, o acoplamento do cone macho com o cone fêmea se dá por atrito. O papel do sincronizador é suavizar as trocas, ele está presente em caixas de carro de passeio, no caso dos carros de corrida o câmbio não é sincronizado.

Esquema do sincronizador

Como eu disse antes, todas as engrenagens estão rodando, quando o sincronizador (que é solidário ao eixo de saída da caixa) engata em uma marcha, esse conjunto passa a ser a redução da saída da caixa.

alavanca de mudanças

A alavanca de mudanças tem 3 posições, o motorista pode puxar ela para um lado (1ª e 2ª marchas), no meio (3ª e 4ª marchas) e no outro lado (5 e ré). A ré tem vários tipos de posições diferentes, mas vamos usar essa posição por simplificação.

Caixa com geometria clássica

Cada posição da alavanca controla um garfo, cada garfo empurra um sincronizador para um lado, ou para o outro. Por exemplo, na 1ª marcha se puxa a alavanca para a esquerda e se empurra ela para frente, isso quer dizer, seleciona-se o garfo 1 e esse garfo empurra o sincronizador dele de encontro à primeira marcha.

No caso da caixa acima, são 3 garfos e 3 sincronizadores, e as marchas seriam “agrupadas” aos pares.

Como dito antes, ao puxar a alavanca para a esquerda seleciona-se o sincronizador que é responsável pela 1ª e 2ª marchas, quem vai decidir para qual lado o sincronizador vai é o motorista, empurrando a alavanca para frente ou para trás, o mesmo vale para a posição do meio (3ª e 4ª) e para a posição do outro lado (5ª e ré), no caso da ré.

No vídeo abaixo o leitor consegue ter uma noção de como é a dinâmica de uma caixa de marchas.

Bom pessoal,

Esse foi o primeiro post sobre caixas de câmbio, espero me aprofundar mais um pouco no assunto nos próximos.

Muito obrigado por todos os acessos que o blog vem tendo, pelos comentários… estou sempre aberto a sugestões de temas para escrever aqui.

Um abraço,

Rafael Basilio

    • Manoel
    • 30 de março de 2016

    Gostaria de saber o motivo pelo qual a 5° marcha do meu carro pula para o ponto morto. Principalmente quando eu acelero. Se eu mantiver a mão segurando na 5 eu ando normalmente com o carro.

    • celio melo joaquim
    • 9 de junho de 2016

    muito bom

    • ronaldo
    • 4 de novembro de 2016

    Tenho clio 1.0 16v que ao engatar a 1 ele entra a ré tem como arrumar ou só trocando a caixa

    • Rafael Torres do Nascimento
    • 29 de novembro de 2016

    ola,tenho um escort 92 cht a gasolina,semana passada eu estava andando normalmente com ele quando em uma troca de marchas ele simplesmente começou um barulho horrivel de engrenagens e ferros em atrito ,fazendo com q eu nao pudesse mais engatar mais marcha alguma(na verdade a marcha entra ,mas qnd larga a embreagem começa o barulho).Me ajude,o que pode ser?E caro para arrumar?Obrigado.

    • Celso Alberto Johner
    • 16 de janeiro de 2017

    Ola bom dia,

    Tenho 45 anos e sou motorista a mais de 20 anos e aconteceu algo estranho com meu carro no inicio deste mês, algo para mim desconhecido. quando estava fazendo uma viajem a passeio, do Paraná para o Rio Grande do Sul, parece história de pescador, mas foi bem verídico, vamos lá.
    Num dado momento senti o veículo pesar, como se estivesse puxando ou rebocando outro veículo, tive que reduzir marcha para quarta ou até mesmo terceira e acelerar para continuar dirigindo, isso nas serras catarinenses, (descidas) e sem ouvir estalos ou barulhos quaisquer, do nada.
    Então resolvi, na descida por no neutro e encostar para ver o que acontecendo, (se é que era possível), foi quando percebi que meu veículo parava muito depressa, sem acionar os freios e ao momento em que o velocímetro zerava, o veículo retornava marcha ré acelerado, sem que eu engatasse a marcha ré ou acelerasse, isso de ré morro acima.
    Nenhum mecânico conseguiu explicar o que havia, resolvi continuar a viagem, porque da mesma maneira em que o veículo fazia isso, testei isso várias outras vezes, e o veículo sempre retornava marcha ré, sempre a alavanca na posição neutra, sem estalos ou barulhos algum, de repente também do nada, o sistema retornava a funcionar normalmente sem que o veículo apresentasse nenhum tipo de problema. Fiquei uma semana no Rio Grande, busquei dois mecânicos na cidade onde estava e ninguém encontrou nada, no meu retorno, por algumas vezes o problema se repetiu, mas continuei acelerando, e como ocasionalmente pesava novamente o veículo retornava a funcionar livre normalmente, sem nenhum estalo ou barulho.
    Se alguem sabe qual é o problema ou já teve uma experiencia igual ou parecida, favor repassar infomaçóes no meu email, obrigado
    Meu nome é Celso, sou do Paraná,
    celsoaj9@gmail,com

    • Pedro da guia
    • 19 de fevereiro de 2017

    Muito bom gostei da postagem

  1. eu queria saber porque a marcha re nao e sincronizada a a caixa de marcha

    • Gustavo
    • 23 de outubro de 2017

    Bom dia. Tenho uma saveiro 1.6 2012 e estava arranhando a 3ª somente quando passava da 2ª rapidamente, não arranhava quando se passava com calma ou reduzindo. quando fui ao mecânico para trocar o anel sincronizador da 3ª ele me falou que dessa caixa da saveiro só troca o conjunto completo e me fez comprar uma caixa usada para trocar que ficaria mais barato. Essa atitude dele foi correta? Realmente não se troca só o anel da 3ª?

    • Jasiel
    • 9 de novembro de 2017

    Meu caminhão tá saltando 5 marcha quando alívio o pé ou piso no freio ele é antigo Caixa Eaton de 5 tem haver com sincronizador?

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