Novo regulamento para a Temporada 2012

Olá pessoal,

Estamos a menos de 1 mês da primeira corrida da temporada e como todo ano, algumas coisas mudaram na Fórmula 1. Neste post eu vou falar um pouco sobre as novas regras para a temporada, tanto na parte de situações de corrida, como na parte técnica (que é a mais legal! rs).

– Proibição do uso dos gases de escape do motor para o difusor:

Vou começar por uma proibição que já era anunciada desde o ano passado, em 2012 está proibida a canalização de ar do escape do motor para o difusor do carro. Como vocês devem lembrar em 2011 o nosso grande amigo Adrian Newey teve a brilhante idéia de canalizar o ar que saía do escapamento do motor e representava um ganho aerodinâmico para o carro. Veja abaixo a diferença entre o sistema de escapamento antigo e o novo.

Escapamento visto por cima: antes / depois

Repare que em 2011 o escapamento ia ate o final do carro onde jogava os gases no difusor, agora o escapamento termina bem antes e se localiza na parte de cima do carro e só serão permitidas 2 saídas, uma de cada lado do “V” do motor.

Escapamento visto de lado

– Diminuição da altura mínima do bico:

A regra foi elaborada visando aumentar a segurança em caso de colisão, de acordo com o novo regulamento, a altura máxima da frente do carro tem que ser de 550mm, até o ano passado os carros tinham em média 625mm. Essa diminuição da altura (segundo os engenheiros da equipe) causaria uma perda aerodinâmica em função do rebaixamento da traseira do carro. A mudança deu origem a carros digamos estranhos, com o que o pessoal tem chamado de “degrau aerodinâmico”.

"Degrau aerodinâmico"

– Proibição da suspensão reativa

Em novembro do ano passado a Lotus testou a peça em Abu Dhabi e se eu bem me lembro, foi exatamente a mesma coisa que a Renault tentou usar no carro do Alonso em 2006, Alonso chegou a usar tal recurso mas a FIA considerou ilegal. O sistema funciona por meio de “atuadores” e mantém o carro com altura constante durante as curvas, isso faz com que o veículo ganhe uma estabilidade considerável e também melhora o escoamento do ar pela carroceria. Segundo o regulamento atual, nenhum equipamento pode influenciar na aerodinâmica do carro, excluindo é claro o DRS. A Lotus contestou a decisão da FIA dizendo que a suspensao não era ativada pelo piloto e muito menos algum tipo de suspensão ativa, segundo eles os atuadores são “reativos” pois seriam atuados pelo torque que vem dos freios.

O sistema funciona da seguinte forma: cilindros hidráulicos (1) adicionais foram conectados à pinça do freio que empurram o braço da suspensão (2) e assim mantém o carro com uma altura constante.

Suspensão Reativa

 – Outras novas regras para 2012:

 – Crash tests mais rigorosos visando maior segurança em caso de colisão, caso reprovado em algum dos testes o carro fica impedido de fazer qualquer tipo de teste em pista.

– Durante a entrada do Safety Car na pista, os carros que estão uma volta atrás poderão ultrapassar o pelotão e alinhar novamente no fim do grid, recuperando a volta perdida. Essa medida visa dar mais competitividade nas relargadas, ela já era adotada há alguns anos atrás e agora volta a valer.

– Os pilotos não podem mais sair da pista sem algum motivo racional, cortar curvas para economizar combustível na volta de retorno ao Box, por exemplo, está proibido.

– Além dos testes de pré-temporada, haverá um período de 3 dias durante a temporada em que será permitido testar os carros.

– O piloto terá liberdade de usar os jogos de pneus a que tem direito da maneira que julgar melhor, o piloto poderá no primeiro treino usar todos os jogos de pneus, até 2011 eram permitidos somente 3 sets.

– Caso a corrida seja paralisada, os carros que estiverem no Pit Lane e em condições de corrida, serão recolocados na pista na posição em que estavam quando a corrida foi interrompida.

Bom pessoal,

Espero que tenham gostado do post. Assim como vocês eu também estou impaciente, querendo que comece logo a temporada.

Um abraço,

Rafael Basilio

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