Para que servem os botões do Volante de um F1?

Antes de iniciar a leitura…

Pessoal! Faz um tempo que eu não posto nesse blog. Há alguns meses eu criei um canal no youtube com vídeos sobre os mesmos temas (e alguns além) que eu postei aqui. Caso você leia esse post e ache o que eu fiz legal, recomendo que siga o meu canal e a página no facebook.

Os links vão abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCnKoNhNOCEGk2wIG0cm5VtQ

https://www.facebook.com/blogdoutorautomovel/

Obrigado e boa leitura!

Olá pessoal hoje vamos falar do volante do Fórmula 1, ele é a principal interface do piloto com o carro. Além da função óbvia de virar as rodas, o volante é um equipamento de alta complexidade de operação, ele mostra ao piloto uma série de informações para facilitar o acerto do carro, ou até realizar o acerto em algumas ocasiões.

Parte superior:

1)      Luzes: A função principal dessa fila de luzes superiores é medir as RPM do motor, elas tem cores diferentes e mostram a hora certa de trocar de marcha, mas também servem para checagem dos sensores na largada (vou explicar isso mais tarde).

2)      Display que mostra a marcha atual em que o piloto está.

3)      Luzes para indicar ao piloto a condição da pista, se há bandeira amarela ou vermelha no trecho da pista em que ele está ou se já foi mostrada a bandeira verde.

4)      Displays: Dois displays que mostram algumas informações ao piloto como: pressão de óleo, temperatura da água, tempo durante a classificação, comparativos com voltas rápidas (geralmente a mais rápida do piloto), GAPs entre as voltas e velocidade.

5)      +1: Esse botão é usado para checar a integridade dos sensores no carro como a própria indicação sugere, ele vai varrendo os sensores um a um, além do botão +1, existe o botão +10, que tem a mesma serventia do anterior, porém vai avançando de 10 em 10 sensores, o estado de cada sensor é indicado nas luzes superiores (1). Caso o piloto ou os engenheiros percebam algum problema com algum deles o piloto pode usar o botão ON/OFF (cinza) para ligar ou desligar qualquer sensor do carro.

6)      Limitador: botão que mantém o carro na velocidade máxima permitida no Pit Lane (100km/h).

Parte inferior:

1)      REV: O botão é usado para engatar a ré do carro, o botão está lá, pois colocar a ré junto com o engate das outras marchas seria muito arriscado, o piloto poderia entrar numa curva e jogar as machas para baixo e engatar acidentalmente a ré.

2)      PIT CONFIRM: Também como o próprio nome diz, serve para quando a equipe chama o piloto para fazer uma parada de Box, a equipe só se prepara após a confirmação do piloto (há menos que haja um daqueles famosos blefes).

3)      BBAL: É um botão de atalho, mostra nos displays (4) o balanço de freios atual.

4)      FFA: São dois botões posicionados nas laterais do volante que ajustam os ângulos dos flaps direito e esquerdo da asa dianteira.

5)      Neutral: Ponto morto.

6)      BPF: É utilizado pelos engenheiros para fazer o acerto da embreagem (que é automática)

7)      Talk: Botão que o piloto usa para conversar no rádio com os engenheiros.

8)      OverTake: Como o próprio nome sugere, esse botão é usado para facilitar a ultrapassagem, ele desativa temporariamente o limitador de RPM do motor e dá algumas rotações a mais para o piloto, esse botão não pode ser usado demasiadamente pois danifica seriamente o motor.

9)      Chaves rotatórias: servem para acertos instantâneos na hora da corrida, com essas chaves o piloto usa presets de acordo com o tipo de pneu que esta usando, mapas de giro do motor, presets da injeção eletrônica e controle do display auxiliar.

Espero que tenham gostado.

Um forte abraço,

Rafael

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário